resíduos da Covid em casa

Como lidar com 

Você sabia que é preciso tomar cuidado com o descarte dos resíduos domésticos se na sua casa houver alguém contaminado com Covid-19? Sim, é necessário!
E a Marca Ambiental vai te explicar o porquê.

Se em sua casa todos estão saudáveis, não precisa mudar a forma de separar e descartar os resíduos produzidos pela família por causa do coronavírus, porém tenha atenção ao descartar as máscaras.

Descarte máscaras, lenços de papel e luvas descartáveis junto aos resíduos de banheiro, se na sua casa não houver caso de Covid-19. Depois, embale numa sacola e destine à coleta regular.

Na casa em que houver pessoas em isolamento com Covid-19, os resíduos delas, como máscaras, luvas, lenços, papel higiênico e outros, devem ser tratados de forma diferenciada.

Nas casas com pessoas infectadas pelo coronavírus, os resíduos da pessoa em isolamento devem ser dispostos (separados) em sacolas plásticas resistentes e lacrados antes que atinjam sua capacidade. 

Em seguida, este saco plástico deve ser colocado dentro de uma outra sacola resistente e identificado como “Resíduo infectado”, para só então ser encaminhado à coleta regular.

Mas não são apenas os resíduos de casas com pessoas contaminadas pelo novo coronavírus que devem ser tratados com cuidado. Os resíduos de serviço de saúde (RSS) também.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo coronavírus (Covid-19) foi enquadrado como Classe de Risco 3 na Classificação de Risco
dos Agentes Biológicos.

Essa classificação como agente biológico de risco 3 representa ameaça se o vírus for disseminado na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa.

Segundo a resolução 222/18 da Anvisa, resíduos de serviços de saúde infectados, que é o caso dos da Covid-19, devem ser submetidos a tratamento de desinfecção.

Quando resíduos de serviços de saúde provenientes de unidades hospitalares chegam à Marca Ambiental, são direcionados para a unidade de tratamento de RSS para serem tratados em autoclave.

E o que faz o autoclave? Ele é um equipamento de alta tecnologia que promove a completa desinfecção de resíduos, através do tratamento térmico. 

Quer saber mais sobre o tratamento de resíduos contaminados?

CLIQUE AQUI

PRODUZIDO POR:

UM CONteúdo OFERECIDO POR: