da maneira correta

COMO DESCARTAR

MEIO AMBIENTE

COMEÇA EM CASA,

PRESERVAR O

com a separação dos resíduos que produzimos. A Marca Ambiental sabe o quanto essa atitude pode impactar na natureza e mostra como fazer isso de forma correta.

proliferação de vetores,

obstrução de vias,

e doenças.

alagamentos,

poluição,

Quando o lixo não é descartado da forma correta contribui para ocasionar diversos problemas ao meio ambiente, como:

O lixo orgânico tem origem animal ou vegetal e pode ser reciclado por meio da compostagem. Ele inclui restos de comida, poda de árvore, cascas de ovos, dentre outros.

Os resíduos eletroeletrônicos têm metais e plásticos na composição. Não devem ser jogados no lixo e sim descartados em postos de coleta que encaminham para a reciclagem.

Pilhas e baterias contêm metais pesados e devem ser descartadas em postos de coleta ou nos estabelecimentos onde são vendidas. Neles, os materiais são recolhidos e encaminhados para a reciclagem.

Materiais como fita adesiva, guardanapos, papel fotográfico, bituca de cigarro, papéis sujos, esponjas de aço, cerâmica e porcelana NÃO vão para o lixo reciclável. São considerados rejeitos.

Latas, garrafas e frascos de vidro e plástico devem, preferencialmente, ser descartados limpos antes de serem separados para o processo de reciclagem.

Se estiver quebrado, embrulhe em jornal ou coloque em caixa antes de descartar. Já lâmpadas, cristais, espelhos e vidros temperados NÃO são recicláveis.

infinitamente reciclável

Vidro é 100% E

Nunca despeje óleo de cozinha usado na pia. Um único litro polui até 10 mil litros de água. Este resíduo deve ser armazenado em um recipiente e encaminhado para um posto de coleta específico.

O plástico é um polímero originado do petróleo ou de fontes renováveis. Dentre os recicláveis estão o PET, o polietileno de alta densidade e o PVC. Deve ser destinado à coleta seletiva.

O Brasil é líder mundial em reciclagem de latas de alumínio. O material pode ser reciclado sempre sem perder suas características. As latinhas devem ser separadas e entregues para a coleta seletiva.

Quer saber mais sobre como os resíduos sólidos devem ser descartados e podem ser transformados em outros produtos por meio da reciclagem?

CLIQUE AQUI

PRODUZIDO POR:

UM CONteúdo OFERECIDO POR: