Como construir uma

inovação?

cultura de

Trilhar um caminho desconhecido e encarar
novos paradigmas: inovar! 

Este conceito tem se mostrado cada vez mais destacado no mercado e aparece como regra para empresas conectadas com o futuro.

A Política Nacional de Inovação estimula a sinergia necessária dentro do Estado para que este ofereça as ferramentas necessárias para estimular ideias e projetos inovadores em toda a sociedade.

O grande desafio, assim, é criar um ambiente organizacional aberto e favorável para abraçar novas ideias, promovendo a criatividade. Uma cultura de inovação.

Nessa cultura, a hierarquia é horizontalizada: todos se sentem confortáveis a contribuir e compartilhar aprendizados. Há incentivo a tomadas de iniciativas e experimentação.

O Brasil ainda busca papel de destaque nesse sentido, aparecendo na posição 57 entre 132 países avaliados no Índice Global de Inovação (IGI), realizado pela World Intellectual Property Organization.

Mas existem exemplos de empresas que lideram um movimento importante, abraçando e implementando novas ideias. Aqui no ES, temos o caso da Marca Ambiental, pioneira na valorização de resíduos.

No Parque de Ecoindústrias Marca Ambiental, há diferentes empresas que beneficiam resíduo, transformando-os em um produto de valor novamente.

A Marca Ambiental possui uma ação em específico que visa a implementação da cultura de inovação na organização interna da empresa: o Inova Marca.

O projeto, planejado e coordenado pela equipe de Melhoria e Inovação, impulsiona os colaboradores a sugerirem ideias inovadoras que possam vir a ser incluídas na rotina da empresa.

Em 2021 foram recebidas 161 ideias e 61 se tornaram projetos. Neste ano, até julho, já houve a inscrição de 132 ideias e a implementação de 23. Neste ano, os dois projetos a seguir foram premiados.

Introduziu a automação e automatização no lançamento de notas fiscais de descarte e permitiu aumento de 97% de eficiência, o que reduziu a mão de obra e tempo gasto pelos colaboradores.

Implementou filme em PEBDL no recobrimento do aterro sanitário nas frentes de trabalho, visando substituir temporariamente lona e argila, sobretudo em períodos de chuva.

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Marca Ambiental e inovação?

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