lesões sutis Atrasam 

diagnóstico

 Varíola dos macacos: 

No Brasil, infectologistas têm relatado sintomas sutis da varíola dos macacos, que não lembram os mais comuns, como febre, dor de cabeça e linfonodos inchados, seguidos de pústulas pelo corpo.

Essa diferença pode retardar a busca de ajuda médica, confundir profissionais de saúde não capacitados para o diagnóstico e colaborar para disseminação dos casos.

Em geral, esses sintomas são “bolinhas” com pus, com conteúdo amarelado, que surgem em várias partes do corpo, como no rosto e nas regiões genital e anal, mas não necessariamente todas ao mesmo tempo.

A evolução também é um empecilho para o diagnóstico rápido. O que parecia um pelo encravado ou uma espinha, uma semana depois vira um gânglio vermelho; aí vem a febre alta e o mal-estar. 

Segundo médicos, estão sendo observadas lesões de todos os tipos: muito claras, genitais ou vesículas. Houve até caso de uma obstrução uretral causada por lesão que cresceu dentro da uretra.

Apesar dos sintomas sutis, o período de incubação continua o mesmo: longo. Depois da infecção, pode demorar até três semanas para o aparecimento dos sintomas. 

Já a cicatrização ocorre no período de duas a quatro semanas. De acordo com os especialistas, nesse período, é fundamental que a pessoa infectada se mantenha isolada.

Eles recomendam ainda que qualquer pessoa que tenha uma lesão avermelhada, que comece a fazer uma bolha, já suspeite e procure um médico. 

Os infectologistas reforçam que é preciso deixar claro que não se trata de uma doença que só afeta a população de homens que fazem sexo com homens. 

A varíola dos macacos começou nessa população e, mesmo ainda tendo uma altíssima prevalência nela, o mundo já registra mais de 70 casos em crianças, por exemplo. A doença é democrática.

O Governo federal negocia com a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) a aquisição de vacinas por meio do fundo rotatório, um mecanismo internacional de cooperação técnica para acesso à vacina.

Leia mais

Texto: Vinícius Brandão Revisão: Fernanda DalmacioDesign: Adriana RiosImagens: Shutterstock, Pexelx, Tenor, Freepik e Unsplash

+ Bem-estar e saúde

Varíola dos macacos é perigosa em crianças

 [ Próximo]