TESTES DE COVId

AS DIFERENÇAS ENTRE PCR, ANTÍGENO E AUTOTESTE

O aumento no número de casos de Covid-19 gerou maior procura pelos testes que identificam a doença.
Mas se a testagem é tão importante, qual tipo de teste eu devo fazer?

A resposta pode variar de acordo com a disponibilidade dos testes e do estágio da doença no paciente. Antes disso, é preciso entender qual é a diferença entre eles.


  Em todo caso, a forma de
  coleta é a mesma: tanto
  o RT-PCR quanto o
  antígeno utilizam o swab,
  aquele cotonete que
  recolhe material no
  nariz. Incômodo, mas
  necessário.

O RT-PCR tem como objetivo identificar o material genético do coronavírus. É um teste mais sensível, considerado o padrão ouro. O resultado sai em até 48h.

ANÁLISE EM LABORATÓRIO

Não à toa o teste de antígeno é chamado de teste rápido. O resultado sai em até 20 minutos. O formato é chamado de imunocromatografia.

ANÁLISE RÁPIDA

O teste de antígeno procura um fragmento do vírus, enquanto o PCR, um material genético do coronavírus. Apesar da diferença no formato, os dois são confiáveis. 

A escolha costuma ser guiada por um protocolo de saúde. Isso pode depender da apresentação de sintomas e do contato mais recente com uma pessoa infectada. 

QUAL
TESTE FAZER?

ANTÍGENO ?ANTÍGENO ?ANTÍGENO ?
RT-PCR ?RT-PCR ?RT-PCR ?

Ao procurar uma unidade de saúde, é possível que você faça o teste de antígeno. Especialistas ouvidos por A Gazeta afirmam que mais importante que o formato é a realização do teste.

Em uma estratégia de testagem em massa, o ideal é o uso do teste rápido, com resultado em até 20 minutos.

Isso porque o resultado imediato pode ajudar a impedir a cadeia de transmissão. Ao testar positivo, o indivíduo deve
ser isolado. Um tempo maior poderia permitir convívio social.

Além das duas alternativas, há ainda o autoteste. Muito parecido com o antígeno, o formato é desenvolvido para que as pessoas recolham e analisem o próprio material. 

AUTOTESTE

O autoteste é muito usado na Europa, mas ainda não está disponível no Brasil. A Anvisa adiou a liberação no país enquanto aguarda mais dados do Ministério da Saúde sobre a implementação.

Especialistas defendem que a testagem é uma das estratégias mais importantes para o controle da Covid-19. O rastreamento dos registros pode impedir a proliferação de casos.

Na Grande Vitória, todas as cidades oferecem a testagem gratuita em postos de saúde. Em alguns locais é necessário agendamento. Procure um posto em caso de sintoma ou contato com um infectado.

Agenda o seu teste

Texto: Alberto Borém
Revisão: Rhayan Lemes
Design: PH Martins
Imagens: Unsplash, Freepik e Arquivos A Gazeta
Vídeos: Pexels

Vejas mais webstories