Tecnologia pode
reduzir número de 

sessões de radioterapia

As tecnologias de Cone Beam Computed Tomography (CBCT), Clarity Autoscan 4D e Active Breath Coordinator (ABC) compõem o mais alto padrão de tratamento radioterápico. 

Essa tecnologia combina tomografia e ultrassonografia em tempo real e as associa ao controle do movimento respiratório para monitoramento do posicionamento de diversos órgãos.

A combinação torna o tratamento com radioterapia mais preciso, confortável e eficaz. 

Com o CBCT é possível obter imagens tridimensionais da anatomia do paciente segundos antes da aplicação da radiação.

As imagens garantem uma maior precisão na irradiação do alvo tumoral poupando tecidos sadios. 

No que diz respeito ao ABC, é possível controlar confortavelmente o ciclo respiratório dos pacientes distanciando órgãos importantes da região do tratamento primário.

O ABC também promove a limitação da movimentação do tumor, fato determinante para a efetividade do tratamento dos cânceres de pulmão, fígado e pâncreas, por exemplo. 

Historicamente, explica o radioterapeuta Carlos de Freitas Rebelo, o tratamento padrão de radioterapia dura, em média, entre 25 e 35 sessões. Com a nova tecnologia, pode-se chegar a apenas 5 sessões. 

BENEFÍCIOS
DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS


Pode ser baseada em imagens adquiridas com Cone Beam Computed Tomography (CBCT) para a verificação do posicionamento do paciente e a evolução do volume alvo do tratamento. 

Radioterapia
Guiada por
Imagem 

Durante a fase de inspiração profunda há a entrega de dose do feixe de tratamento, o que ajuda a distanciar o feixe de órgãos adjacentes.

segurança na entrega de dose
De irradiação 

Redução do número de sessões de tratamento do câncer de próstata. 

Tratamento mais ágil 

As tecnologias de Cone Beam Computed Tomography (CBCT), Clarity Autoscan 4D e Active Breath Coordinator (ABC) são utilizadas no Complexo Oncológico do Hospital Santa Rita, o maior do Espírito Santo. 

O hospital tem também o Complexo de Diagnóstico Avançado e o Complexo de Medicina Robótica e Alta Tecnologia já em plena atividade. 

Com a chegada das novas tecnologias, o Hospital Santa Rita  passa a ser a única unidade hospitalar do Espírito Santo a possuir CBCT, além de controle de movimentação intrafração e respiratório. 

Quer saber mais sobre o atendimento do Hospital Santa Rita?

Clique aqui e confira !

Produzido por:

Oferecido por: