Tecnologia identifica os 

diferentes
tipos de AVC

Suspeitou de algum sintoma de Acidente Vascular Cerebral (AVC)? Confusão mental, visão dupla ou dificuldade para falar, por exemplo? 

A melhor alternativa é procurar, imediatamente, um atendimento especializado  e iniciar um tratamento. 

O AVC é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo e ocorre quando os vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem.

Ele provoca a morte de neurônios da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. 

É uma doença que acomete mais os homens. De acordo com o neurologista Rodrigo Braga Ferreira, do Hospital Santa Rita, existem dois tipos de AVC: isquêmico e o hemorrágico. 

Existe também o Ataque Isquêmico Transitório (AIT), que é muito parecido com o AVC, porém a vaso que estava obstruído recanaliza-se. Todos são sérios e a agilidade no atendimento é essencial. 

O paciente, ao chegar ao pronto-socorro, é submetido a uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética, a depender de cada caso, que irá confirmar ou não o diagnóstico de AVC.

Caso seja confirmado o tipo de acidente vascular ocorrido, a equipe médica definirá o tratamento. 

Para os casos de AVC isquêmico, a mais nova tecnologia que auxilia o médico a fazer o diagnóstico mais rápido e preciso é o software de inteligência artificial denominado Rapid.

AVC ISQUÊMICO

Esse software de inteligência artificial é utilizado pela equipe médica do Hospital Santa Rita desde o início de 2020. 

Por meio desse software, os médicos conseguem avaliar com maior rapidez e precisão qual a conduta mais adequada para o paciente baseado no padrão do fluxo sanguíneo.

O Rapid fica acoplado ao Tomógrafo e à Ressonância para que, no momento da realização do exame, o resultado seja enviado para a equipe médica estudar o caso e definir o tratamento rapidamente.

Isso significa que as equipes do Santa Rita recebem, em tempo real, nos seus aparelhos celulares, o resultado do exame separado por cores que indicam as áreas do cérebro atingidas.

Dessa forma, explica o neurologista Rodrigo Braga Ferreira, é possível reduzir o tempo de diagnóstico e de tratamento da doença, reduzindo ao máximo as possíveis sequelas.

O diagnóstico do AVC hemorrágico é também feito por meio de exames de neuroimagem (tomografia computadorizada ou ressonância magnética), diante da suspeita clínica de um AVC.

AVC HEMORRÁGICO 

Esses exames que demonstram a localização e o tamanho da hemorragia. 

O AIT consiste em uma alteração da função cerebral que, normalmente, dura menos de uma hora, mas pode durar até 24 horas.

ACIDENTE
ISQUÊMICO
TRANSITÓRIO (AIT) 

Ele é causado por um bloqueio temporário do fornecimento de sangue ao cérebro. No AIT, o que ocorre é uma obstrução ou entupimento momentâneo de algum vaso que irriga o cérebro. 

O AIT pode ser um sinal de alerta de um AVC. As pessoas que sofreram um AIT têm muito mais probabilidade de sofrerem um AVC, e isso pode ocorrer nas primeiras 24h a 48h após os sintomas do AIT.

Portanto, é essencial procurar um atendimento especializado logo nos primeiros sintomas. 

Quer saber mais sobre o atendimento do Hospital Santa Rita?

Clique aqui e confira !

Produzido por

Oferecido por: