por que o uso consciente  é importante?

POP IT:

Ele é macio, colorido e tem tamanhos e formatos diferentes. O Pop It (também conhecido como fidget toys) virou o brinquedo sensação no Brasil, principalmente entre as crianças.

O produto alcançou o auge da venda na pandemia após viralizar no aplicativo TikTok. 

O brinquedo de silicone com bolinhas é semelhante ao plástico bolha, que emite um som ao ser apertado.

E a fama não veio por acaso, já que ele promete desestressar, aliviar a ansiedade e melhorar a concentração e o raciocínio lógico, além de auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes. 

Mas será que um simples brinquedo de plástico pode influenciar na inquietação e na saúde mental das pessoas? 

A psicanalista Renata Tavares Imperial explica que a ansiedade é um dos grandes problemas da atualidade e que tem afetado muito as crianças. 

Por isso, no dia a dia é preciso achar estratégias para lidar com ela, já que ninguém aguenta estar exposto a um nível elevado de ansiedade. 

Renata diz que não é por acaso que a indústria lança produtos que oferecem alívio a ansiedade e ao estresse, como o brinquedo Pop It.

Percebemos, no cotidiano, como as crianças gostam desse brinquedo e que ele corresponde a ser um meio de descarga da ansiedade, mas é importante considerar que não funcionará para todos, diz Renata.

Renata explica ainda que o Pop It é um brinquedo, e deve ser utilizado com esse propósito, ou seja, de proporcionar prazer, de estimular a socialização e o lazer. 

Ela ressalta que o uso excessivo de qualquer brinquedo é danoso. O excesso traz prejuízos em vários campos da vida humana como no próprio corpo, na aprendizagem, nas relações sociais e nas amorosas.

É importante considerar que a criança ainda não possui um nível de discernimento do que lhe traz prejuízo, é o adulto que vai trazer essas referências para ela.

ALÍVIO PONTUAL
A psicanalista infantil Bianca Martins vê o produto como limitado, tendo a função apenas de ação motora.

Para ela, é importante pensar o que levaria uma criança a usar excessivamente esse brinquedo.

Bianca diz que o que promove efetivamente a redução de níveis de estresse e ansiedade na infância é o brincar livre, na natureza, e de preferência de maneira coletiva, com outras crianças. 

Por isso, os pais devem incentivar as brincadeiras livres, aquelas que utilizam a imaginação, a fantasia, que possam ser feitas coletivamente.

fotos e vídeos:
Tik Tok, Thenor, Pexels, Unsplash e Freepik

fonte:
Renata Tavares Imperial e Bianca Martins, psicanalistas

texto:
Guillherme Silva

design:
Adriana Rios