Nos anos 1950, o domínio humano sobre o conhecimento médico demorava 50 anos para dobrar, aponta estudo da American Clinical and Climatological Association.

Em 1980, essa projeção foi revista para sete anos. Em 2010, caiu pela metade: 3,5 anos e, já na época do estudo, em 2011, a projeção para 2020 era de um ciclo de apenas 73 dias.

A quantidade de conhecimento adquirida por um médico formado há 10 anos é menor do que a de um que está ainda estudando. E isso faz com que o profissional busque atualização e aperfeiçoamento. 

Para o diretor de Educação Continuada na Afya Educacional, André Raeli, essa tendência deve aumentar a quantidade de especializações no futuro para incorporar a ampliação do conhecimento.

A medicina anda junto com a tecnologia: do diagnóstico à cirurgia, passando por técnicas de tratamento e controle, as especialidades médicas têm se beneficiado com as descobertas tecnológicas.

Com isso, o médico de hoje tem acesso a um repertório maior de informação e consegue precisar com mais certeza seu diagnóstico e propor tratamentos mais sofisticados e assertivos. 

“As tecnologias são uma revolução. A telemedicina é um exemplo de que barreiras caíram e oportunidades se tornam ilimitadas”.

André Raeli, diretor de Educação Continuada na Afya Educacional

Uma das formas de preparar os profissionais que estão saindo hoje da faculdade, e aqueles que buscam constantemente se aperfeiçoar e atualizar, é optar por cursos de especialização médica.

Investir em formas de estar por dentro, não apenas das novas tecnologias quanto do que é importante para o conhecimento médico atual, é uma das principais faces da medicina do futuro.

Um exemplo é o que tem feito a IPEMED, instituição de ensino superior cujo foco são cursos de pós-médica, com duração mínima de 18 meses. A empresa é especializada em inovação em educação médica.

“Conectamos as demandas dos mais importantes grupos hospitalares, conselhos e entidades, que atuam à frente da demanda por aprimoramento com um think tank de especialistas renomados.”

André Raeli

A instituição busca promover o conhecimento por meio de escuta ativa com os médicos e novas formas de construir e disseminar isso. E, como consequência, uma população cada vez mais sadia. 

Conheça os cursos da Ipemed.

Mídia: IPEMED/Divulgação, Unsplash, Pixabay e Freepik

Produzido por:

Oferecido por: