Veja sintomas
e tratamento

O que é a hanseníase?

A hanseníase, antigamente chamada de lepra, é uma doença que afeta os nervos e é causada por uma bactéria. Ela tem cura, e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS.

É uma doença transmissível, mas só cerca de 5% da população é suscetível a ela, ou seja, a maioria das pessoas não desenvolve a doença mesmo em contato com quem está contaminado.

A hanseníase não é transmitida pelo toque. A transmissão acontece pelo contato prolongado com gotículas de saliva e secreções nasais de uma pessoa contaminada que não esteja em tratamento. 

O diagnóstico é realizado por meio do exame para identificar lesões ou áreas de pele com alteração do comprometimento de nervos periféricos com alterações sensitivas e/ou motoras. 

Feito de forma precoce, o diagnóstico evita que o paciente fique com sequelas. Por isso, é importante estar atento aos sintomas e procurar um médico.

A hanseníase se manifesta principalmente na pele. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio). 

Além disso, também são sinais mais frequentes: diminuição dos pelos e do suor; dormência e fraqueza nas mãos e nos pés; e caroços no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos. 

O tratamento é feito com uso de 3 tipos de antibióticos (poliquimioterapia) que o paciente toma em casa, ou seja, não há necessidade de internação. É disponibilizado pelo SUS e dura de 6 a 12 meses.

Ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida. Familiares,colegas de trabalho e amigos também devem ser examinados.

Texto: Iara Diniz
Revisão: Fernanda Dalmacio
Design: Adriana Rios
Imagens: Shutterstock e Canva Pro

+ Saúde

Por que adiar o sono é vingança contra você?

 [ Próximo ] 

Clique aqui