exames que os


devem fazer todo ano

  homens 

Aqui vão duas verdades sobre a saúde masculina: eles se cuidam menos e vivem menos. Um fator está diretamente ligado ao outro. 

As pessoas do sexo masculino tendem a ignorar pequenos incômodos e só procurar um médico quando já virou algo mais sério, quando um sintoma ou outro começam a atrapalhar a vida.

"Culturalmente, a população masculina é menos propícia ao autocuidado e à procura pelo sistema de saúde", comenta Lívia Cesana Meyrellis, médica especialista em Diagnóstico por Imagem da Bio Scan. 

Ela lembra que as campanhas de promoção à saúde masculina, como o Novembro Azul – para a conscientização do câncer de próstata –, têm visado reverter esse atraso na procura médica. 

Para Lívia, a pandemia teve uma influência negativa nesse quadro, adiando ainda mais a visita a um especialista. E aí, quando eles procuram ajuda, pode ficar mais difícil resolver o problema.

Lívia Cesana Meyrellis médica especialista em Diagnóstico por Imagem da Bio Scan

"Através de exames de rotina e prevenção é possível evitar o aparecimento
de doenças, tratá-las
na fase inicial."

 O câncer de próstata, por exemplo, é assintomático em suas fases iniciais, sendo o mais comum nos homens (desconsiderando o de pele). Esse tipo de tumor é
a 2ª causa de morte por câncer
para eles. 

De acordo com a médica, na prevenção de tumores os homens devem iniciar a rotina de exames anuais com PSA e toque retal aos 50 anos. 

"Naqueles pacientes com histórico familiar de câncer de próstata ou afrodescendentes, deve-se começar aos 45 anos de idade." 

Nesse caso, a ressonância magnética da próstata é um método não invasivo que pode ser utilizado quando há alterações nesses exames, permitindo um maior detalhamento deste órgão. 

Para tumores no intestino, o início do rastreamento é a partir dos 45 anos e pode ser feito com colonoscopia endoscópica ou virtual por tomografia, além de exame de sangue oculto nas fezes. 

A especialista ressalta que tabagistas de longa data, geralmente acima de 50 anos, podem recorrer à tomografia de tórax de baixa dose para rastreamento de câncer de pulmão.

Do ponto de vista cardiológico, é preciso fazer, de acordo com indicação médica, a aferição da pressão arterial, avaliação do IMC e exames de sangue, como para ver taxas como glicemia e colesterol.

Clique aqui e saiba mais sobre a Bio Scan 

Imagens: Freepik, Shutterstock,
Pexels e Bio Scan

PRODUZIDO POR:

UM CONTEÚDO OFERECIDO POR: