Exames
que as mulheres
devem fazer 

após os 40

No senso comum, as mulheres são consideradas mais cuidadosas com a própria saúde do que os homens. 

A quantidade de exames que uma mulher deve fazer na fase adulta é maior também, como observa a ginecologista Rosana Harrigan, médica de imagem e procedimento de mama da Bio Scan.

A gestação, a amamentação, a menopausa ou sinais fora do ritmo regular esperado levam as mulheres a se submeterem a mais exames.

De acordo com Rosana, depois dos 40 anos, a mulher precisa acrescentar mais dois exames na rotina: de mama (mamografia e ultrassonografia)  e o exame cardiológico. 

A mamografia está indicada a partir dos 40 anos de idade, anualmente. Antes disso, só caso a mulher tenha histórico familiar de câncer de mama. 

A ultrassonografia de mama tem uma função complementar, quando as mamas são muito densas ou há alguma suspeita de nódulo mamário, explica Rosana.

O exame cardiológico deve ter frequência anual, a menos que a mulher tenha alguma cardiopatia diagnosticada precocemente. 

Já após os 50 anos, lembra a médica, juntamente com exames bioquímicos e de imagens, a atenção especial fica sobre a menopausa. 

É quando outro exame entra em cena: a densitometria óssea. 

A médica reforça ainda que, atualmente, tem se dado mais diagnóstico de câncer de intestino e reto na mulher. É o terceiro tipo de câncer mais comum nelas.

Segundo Rosana, por causa dessa doença, também está indicado fazer colonoscopia após os 50 anos e o acompanhamento conforme orientação do médico assistente.

Clique aqui e saiba
mais sobre a 
Bio Scan 

Imagens: Freepik, Shutterstock, Pexels e Bio Scan

PRODUZIDO POR:

OFERECIDO POR: