Covid-19? 

Pode ser sinal de 

Dor de garganta 

A dor de garganta é um sintoma relativamente comum que pode surgir sem motivo aparente, mas que, muitas vezes, está relacionado com o desenvolvimento de uma gripe ou resfriado. 

Agora, esse mal-estar precisa de atenção redobrada por ser uma importante característica da Covid-19 causada pela variante Ômicron. 

De acordo com o infectologista Paulo Mendes Peçanha, na atual fase da pandemia, a dor de garganta tem sido um dos sintomas predominantes. 

O infectologista explica que quando a dor de garganta está associada ao coronavírus, logo em seguida aparecem os outros sintomas, como a coriza, ou congestão nasal, dor de cabeça e febre. 

É nesse momento que a pessoa precisa fazer o teste, que é o melhor caminho para descartar ou confirmar a doença.

Paulo Peçanha afirma que, excluindo a Covid, uma das preocupações que os infectologistas têm com a dor de garganta é a infecção bacteriana, especialmente por Streptococcus. Ela é tratada com antibióticos.

Existem outras causas para a dor de garganta, como uso excessivo da voz, poluição do ar, pelo de animais, poeira, mofo, frio e baixa umidade do ar. 

Além do coronavírus, outros vírus respiratórios também atacam a garganta como a influenza, o adenovírus e a parainfluenza. 

Texto: Vinícius Brandão
Design: Adriana Rios
Imagens: Freepik, Unsplash, Tenor

+ Bem-estar e saúde