Conheça 7 hábitos para 

Evitar um AVC

O acidente vascular cerebral (AVC) é o entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da região afetada no cérebro. 

Todo AVC é uma emergência médica, por isso é importante agir rápido. A partir do início dos sintomas, o tempo para tratá-lo é limitado. 

O AVC pode ocorrer em qualquer faixa etária, inclusive em crianças. Porém, é mais comum a partir dos 50 anos. Veja a seguir 7 hábitos para evitar um AVC.

As vantagens de ter uma dieta saudável são inúmeras, evitando doenças e nutrindo o organismo com vitaminas, minerais e proteínas. 

Seguir uma dieta balanceada

Pessoas que fumam têm risco duas vezes maior de desenvolver um quadro de AVC em comparação com pessoas que não fumaram ao longo da vida. 

Não fumar

A prática regular de exercícios físicos reduz os riscos de AVC e atua na prevenção de outros problemas de saúde, como diabetes e ansiedade. 

Praticar exercícios físicos

O excesso de peso está relacionado a doenças como a diabetes e a hipertensão, que são fatores de risco para AVC. Manter o peso e o índice de massa corporal adequados são essenciais para evitar o problema.

Peso adequado

A pressão alta, ou hipertensão, é uma das principais causas de acidente vascular cerebral e o fator de risco controlável mais significativo. 

Controlar a
pressão arterial

Ela ataca os vasos sanguíneos e pode comprometer o funcionamento de vários órgãos, como coração, cérebro e rins.

Evite alimentos ricos em LDL (colesterol ruim). O LDL em excesso, ele promove o acúmulo de placas de gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo, ocasionando o AVC.

Monitorar o colesterol

A hiperglicemia (muito açúcar no sangue) acontece quando a quantidade de insulina no organismo é insuficiente, ou é consequência de problemas como sedentarismo, obesidade.

Reduzir o açúcar
no sangue

A alimentação rica em doces e carboidratos também pode causar a hiperglicemia.  Monitorar os níveis de açúcar no sangue é essencial na prevenção do AVC.

leia matéria completa

Texto: Guilherme Sillva | Fonte: Igor Pagiola, neurologista | Design: Adriana Rios | Imagens: Shutterstock, Unsplash, Frepik, Tenor e Pexels

+ Bem-Estar e saúde

Veja 5 sinais
Iniciais de
Alzheimer

 [  PRÓXIMO ] 

Clique aqui