Como montar

barata e saudável

Foto: Freepik

MARMITA

O trabalhador gasta, em média, R$ 40,27 para almoçar fora de casa no Estado, segundo pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador. 

Vídeo: Tenor

Diante desse valor, outra pesquisa mostra que 65% dos profissionais entrevistados costumam levar a comida pronta de casa para o trabalho, como forma de economizar e se alimentar melhor.

Foto: Freepik

O problema é que preparar marmitas para a semana pode parecer cansativo. Para não desanimar antes da hora, veja dicas de como se planejar e usar os materiais certos para fazer uma comidinha barata e gostosa.

Vídeo: Tenor

Cada pessoa deve pensar no que fica mais cômodo no dia a dia. O importante é incluir a organização das marmitas na rotina e preparar as refeições com ingredientes que tenha em casa. 

Foto: Unsplash

Cozinhar em maior quantidade para a semana é uma boa estratégia. Mas, para quem gosta de comida mais fresca, preparar os alimentos em um dia do final de semana e em outro no meio da semana pode ajudar. 

Foto: Tenor

Comprar vasilhas é boa estratégia para deixar a refeição em porções e facilitar no dia a dia. “É importante lembrar de adicionar os vegetais também”, orienta a nutricionista Larissa Diniz. 

Foto: Freepik

Antes de congelar, é preciso cozinhar, refogar ou assar os vegetais. No dia, leve outra vasilha com a salada crua para adicionar fibras, vitaminas e minerais na refeição. 

Vídeo: Tenor

Mais vegetais também garante saciedade ao longo do dia. Alimentos como arroz, feijão, batatas, macarrão, vegetais e carnes magras são ótimas opções para quem quer economizar e comer bem. 

Foto: Freepik

Para baratear o custo, opte por comprar vegetais e frutas por um preço mais acessível em feiras livres. Alimentos da safra também costumam ser mais em conta. 

Foto: Vitor Jubini

Uma boa aposta para a marmita é o velho arroz com feijão ou mesmo o macarrão, que acabam rendendo na hora do cozimento.

Foto: Tenor

Outro ponto importante é incluir carnes e ovos como alimento fonte de proteína,  evitando embutidos. Carnes de segunda, moela de frango, fígado bovino e ovos têm ótimo valor nutricional por um preço mais baixo.

Foto: Freepik

Texto: Jaciele Simoura
Fontes: Larissa Diniz, nutricionista; Sodexo Benefícios; e Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador
Revisão: Weber Caldas
Design: Artur Quintela

+ Bem-estar e saúde

          MAIS

          MAIS

LEIA MAIS

Veja como gelar vinhos na geladeira

S'more: como fazer esse doce típico dos EUA