Saiba quais
são os tipos de 

 dor de cabeça 

Existem dezenas, senão centenas de tipos de dor de cabeça, pelos mais variados motivos. 

O neurologista Luiz Felipe Lucrecio, do Instituto de Neurocirurgia Capixaba (INC), diz que uma forma de diferenciar é dividir as dores de cabeça em duas classes:

São aquelas sem uma causa específica. Em geral, são benignas, apesar de poderem causar dores intensas. Como exemplo temos a enxaqueca e a cefaleia tensional. 

Primárias

secundárias

São relacionadas a outros problemas de saúde com causas  mais graves. Exemplo: tumores cerebrais, aneurisma, meningite, e outras menos complexas, como hipertensão arterial e sinusite. 

Em geral, para identificar as cefaleias secundárias são usados exames complementares de neuroimagem para auxílio no diagnóstico.

Dois fatores, entretanto, devem chamar atenção e indicar a necessidade de procurar um neurologista. O primeiro é quando tiver início uma dor de cabeça nova, que nunca existiu. 

O segundo fator é uma mudança na característica de uma dor de cabeça prévia, como aumento de frequência, intensidade, local de dor e outros sintomas associados.

Sintomas que aparecem com dores de cabeça como paralisia de um dos lados do corpo, vômitos, visão dupla, desmaio e sonolência excessiva têm mais chance de serem algo grave.

Doenças graves como hemorragias cerebrais espontâneas podem, por vezes, apresentar-se apenas com dor de cabeça. Daí a importância da avaliação de um especialista.

> Clique aqui

QUER SABER MAIS?

Oferecido por:

Imagens: Freepik, Shutterstock, Unsplash e Tenor

Desenvolvido por: