5 sinais do corpo
Que devem ser investigados

Câncer:

O câncer é uma doença que se caracteriza pela transformação de uma célula do corpo que, em um dado momento, perde o controle e começa a se multiplicar descontroladamente.

Essas células começam a se espalhar para todo o corpo causando prejuízos para as outras células.

O resultado do crescimento desordenado das células é o surgimento de nódulos e massas, nos casos de tumores sólidos; ou um aumento de células malignas na corrente sanguínea, nos tumores hematológicos.

É importante  se conhecer e prestar atenção aos alertas emitidos pelo corpo. Conheça os sinais que devem ser investigados.

Elas nos levam a pensar em câncer de pele. Se acontecer na boca, pode ser um câncer de boca, principalmente em tabagistas, ou se a pessoa usa prótese mal ajustada.

Feridas que
não cicatrizam

Sangue nas fezes, urina ou mudança no padrão da menstruação ou sangramento vaginal na menopausa são sintomas que podem estar ligados ao câncer de intestino, aparelho urinário ou sistema genital feminino.

Sangramento

Muitos tumores malignos consomem as reservas do organismo, levando ao emagrecimento. Se essa perda de peso vier acompanhada de dificuldade de engolir, deve ser investigada.

Perda de peso

Podem estar relacionados aos tumores de pele, principalmente o melanoma. A mudança de tamanho, textura, coloração e aspecto da “pinta” é motivo para procurar um dermatologista.

Pintas ou manchas
na pele

Principalmente se apresentarem consistência endurecida, pode estar associado a tumores. 

Nódulos com crescimento
progressivo

Leia matéria completa

Texto: Guilherme Sillva | Fontes: Wesley Vargas Moura e Loureno Cezana, oncologistas | Design: Adriana Rios | Imagens: Freepik, Shutterstocl, Pexels, Unslplash, Tenor

+ Bem-estar e saúde
Clique aqui