portabilidade do plano de saúde

7

passos para fazer a

Você sabia que é possível fazer a portabilidade de plano de saúde, sem precisar cumprir novos prazos de carência? E isso é permitido, inclusive, para usuários de planos coletivos.

Uma forma segura de fazer a portabilidade é em planos contratados por meio de uma administradora de benefícios, que age como uma intermediadora entre o cliente e o plano de saúde. 

Os jogadores de beach tennis patrocinados pela Benevix, por exemplo, têm direito aos planos coletivos. Por meio da administradora de benefícios,  fizeram a portabilidade dos planos de toda a família.

Um deles é o Zé Luiz, que machucou o braço durante um treinamento de beach tennis e teve o apoio da administradora. “Tive todo o apoio da equipe da Benevix, que me ajudou a marcar os exames”, diz.

Assim, a Benevix cuidou da parte burocrática para o atendimento. O mesmo acontece quando se precisa migrar de plano e o cliente pode deixar tudo na mão da administradora de benefícios.

Quer saber como fazer a portabilidade do seu plano de saúde? Preste atenção nos 7 passos a seguir.

1.

Busque uma administradora de confiança para tirar dúvidas sobre as possibilidades de portabilidade. Os profissionais farão os estudos necessários, dentro das regras da ANS.

2.

A administradora irá apurar se o cliente já possui o plano de saúde há pelo menos dois anos. 

3.

Em seguida, será solicitada uma declaração de portabilidade da operadora, deixando esse pedido documentado.

4.

É preciso se enquadrar no perfil para ter direito à portabilidade: o plano deve ter sido contratado após 1º de janeiro de 1999 ou adaptado à Lei dos Planos de Saúde (Lei nº 9.656/98).

5.

O cliente precisa comprovar que o novo plano atende à compatibilidade de valores e esteja em dia com o pagamento das mensalidades. 

6.

O usuário terá, então, 60 dias a partir da rescisão do contrato para fazer a portabilidade.

7.

Se conseguir a portabilidade total, uma opção é o aproveitamento parcial das carências e diminuição da carência para consultas e exames, por exemplo.

Quer saber mais sobre a portabilidade de planos de saúde?

Produzido por:

Mídia: Benevix, Shutterstock, Pexels, Unsplash e Freepik

Oferecido por: