5 dicas

para se exercitar
em 2022

Começar o exercício físico não é fácil. É preciso disposição, paciência e força de vontade. Porém, os benefícios para a saúde são inúmeros.

O poder da atividade física está relacionado a melhoria da qualidade de vida, redução dos riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas ligados à baixa imunidade e transtornos emocionais

Com tanto benefícios, o primeiro passo é não ficar parado. Vamos as dicas:

Antes de qualquer coisa, é preciso saber que não adianta recuperar o tempo perdido de uma única vez.

COMECE DEVAGAR

“Pegar pesado logo no início pode causar lesões e fadiga...esse cuidado garante que você não ultrapasse os limites adequados a sua segurança", diz o educador físico Francis de Carvalho. 

Retomar a rotina de treino e já partir para os exercícios de alto impacto aumenta os riscos de lesões musculares.

REDUZA A CARGA INICIALMENTE

"Decidir pelo mesmo peso que você pegava anteriormente pode sobrecarregar os músculos e as articulações. Uma dica é ir aumentando a intensidade de forma progressiva", conta Francis de Carvalho.

Vencer a preguiça não é fácil.
Por isso, seja realista e defina uma grande meta e etapas mais
curtas para chegar lá.

VENÇA A PREGUIÇA

"Outra estratégia é escolhera modalidade que mais tenha a ver com você. E também reveja a alimentação", diz o educador físico Wagner Costa. Também vale se programar e estabelecer um horário de treino.

Para retornar aos treinos de forma menos dolorosa o indicado é manter a frequência.

MANTENHA A FREQUÊNCIA

"Na volta, opte por realizar exercícios commais repetições e menos carga. Assim. o seu corpo consegue se acostumar mais rapidamente e o condicionamento é recuperado sem ter lesões", diz Francis.

Texto: Guilherme Silva
Design: PH Martins
Imagens: Unsplash
Vídeos: Tenor

+ Saúde