“misteriosa”

hepatite

4 possíveis causas da

A hepatite aguda que tem preocupado o mundo ainda é um mistério para especialistas. De origem desconhecida, ela já foi detectada em mais de 20 países.

Cientistas tentam descobrir de onde ela veio e quais fatores podem estar favorecendo o surgimento especialmente em crianças.

A principal suspeita dos pesquisadores é o adenovírus 41-F, um grupo de vírus que normalmente causa doenças respiratórias, como resfriado, pneumonia, entre outros.

A primeira agência governamental do Reino Unido a detectar a doença, inclusive, descobriu que 40 de 53 casos positivos para a hepatite também continham adenovírus.

Outra hipótese levantada tem relação com a pandemia da Covid-19, pois alguns dos pacientes já haviam sido infectados. Não foi detectada, porém, nenhuma ligação com a vacina contra a doença.

Também há o risco das crianças estarem com a imunidade baixa devido ao longo tempo isoladas em casa. Isso teria inibido o contato com os habituais vírus da infância.

A ideia de uma toxina de ambiente ou de alimentos também não está descartada pelas autoridades sanitárias. É possível que algumas comidas estejam contaminadas, por exemplo.

Apesar das diversas hipóteses,
a verdadeira causa dessa hepatite
“misteriosa” ainda depende
de novos dados chegarem.

Texto: Maria Fernanda Conti,
com informações do Instituto
Butantan e da The Lancet
Revisão: Amanda Monteiro
Design: Geraldo Neto
Imagens: Freepik, Pexels e Unsplash
Vídeos: Pexels

Veja mais webstories