dormir 

 para melhorar o raciocínio 

Quantas horas é preciso 

Dormir é um componente importante para manter o funcionamento normal do cérebro, que se reorganiza e recarrega durante esse período de sono e descanso.

Mas, afinal, de quanto tempo de sono nosso cérebro precisa para garantir mais criatividade no dia a dia? Um estudo publicado na revista Nature Aging sugeriu uma resposta.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge (Reino Unido) e da Universidade de Fudan (China) examinaram dados de quase 500 mil adultos entre 38 e 73 anos. 

Eles foram questionados sobre padrões de sono, qualidade de vida e saúde mental. Ao final, foram submetidos a testes cognitivos. 

Os pesquisadores identificaram que dormir demais ou por pouco tempo está associado à piora em funções como atenção, memória e resolução de problemas.

Os resultados também indicaram relação com questões relacionadas à saúde mental, incluindo sintomas de ansiedade e depressão.

Um possível motivo para esse tipo de relação é a interrupção do sono profundo, quando nossos corpos estão mais relaxados.

O sono é dividido em fases. A REM (em que ocorre a maioria dos sonhos), por exemplo, atua na “limpeza” do cérebro. 

O sono profundo, por sua vez, é um “reset” completo do corpo. Durante essa fase, as células são regeneradas, principalmente as musculares.

Além disso, é no sono profundo que o sistema imunológico se fortalece e o acúmulo prejudicial de algumas substâncias é eliminado.

Considerando fatores genéticos e cognitivos, estrutura cerebral e saúde mental, os cientistas identificaram que 7 horas seria a duração do sono ideal. 

+ Bem-estar e saúde

Texto: Vinícius Brandão
Fonte: BBC Brasil
Revisão: Weber Caldas
Design: Adriana Rios
Imagens: Tenor, Unsplash, Pexels e Shutterstock

Vejas mais webstories

Arranhões
podem atrair
bactérias mortais

 [ Próximo ] 

Clique aqui