Como fazer

Tradicional

TORTA
DE MAÇã

Apple pie é a tradicional torta de maçã americana, com recheio quentinho e tempero de canela, limão e especiarias. Vai bem como sobremesa ou prato principal em um delicioso lanche
da tarde. 

4 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
200g de manteiga gelada
1 lata de creme de leite (com soro)
1 gema para pincelar

Massa e montagem

1/2 xíc. de farinha de rosca
6 maçãs
1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz-moscada
1 colher (sopa) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de limão
1 xíc. de açúcar

Recheio

preparo

Misture a farinha, o sal e o fermento. Junte a manteiga e, com os dedos, vá misturando até formar uma farofa grossa. Acrescente creme de leite e trabalhe a massa até que fique uniforme.

Guarde na geladeira um terço da massa, que será usada para fechar a torta. Com um rolo, numa superfície enfarinhada, abra o pedaço restante para cobrir o fundo e a lateral da forma.

Pressione a massa na forma e retire as sobras. Com um garfo, faça furos no fundo da massa para que ela não infle ao assar. Leve ao forno preaquecido por 10 min. Enquanto isso, prepare o recheio.

Corte as maçãs em fatias bem finas, sem sementes. Em um recipiente grande, coloque todos os ingredientes, menos a farinha de rosca, e misture bem.

Polvilhe a massa pré-assada com a farinha de rosca, antes de rechear com a maçã preparada. Coloque as maçãs na forma e polvilhe com o restante da farinha de rosca.

Abra a massa restante com o rolo e cubra a torta ou faça filetes com a massa. Com as pontas dos dedos, pressione as beiradas e retire o excesso de massa.

Leve a torta para assar por 1h10 no forno preaquecido a 180 ºC, ou seja, temperatura média. Retire do forno e pincele com a gema e volte ao forno para dourar.

Sirva quente. Se acompanhada com sorvete de creme, será uma explosão de sabor!

fotos e vídeos:
Pexels, Unsplash e Freepik,
Adobe Stock e Mixkit

design:
ADRIANA RIOS

revisão:
DARSHANY LOYOLA

roteiro:
LUANNA ESTEVES