COMO SE ORGANIZAR PARA 

comprar imóvel em 2021

Conquistar a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Mas a renda familiar precisa ser suficiente para arcar com o financiamento, sem deixar de pagar as despesas domésticas.

Especialistas orientam ter organização financeira para evitar o endividamento, e que negociações são muito bem-vindas e podem ajudar a tirar esse projeto do papel.

Herica Gomes,
educadora financeira

A pessoa precisa entender que a prestação deve caber no orçamento dela. Nessa ânsia de pagar logo, acaba se comprometendo demais.

O ideal é ter uma reserva de 20% do valor para entrada no financiamento do imóvel pronto. Na planta, esse valor costuma ficar em torno de 5% a 10% do preço do imóvel.

1 - aNTES DE TUDO,
ECONOMIZE

2 - Faça simulações

Use os sites ou aplicativos dos bancos para saber se as parcelas cabem no seu orçamento e qual valor máximo de financiamento poderá contratar.

3 - Mantenha as contas em dia

Normalmente, as prestações podem chegar a 30% da renda bruta. Considere também se há outras dívidas, como financiamento de veículo e empréstimos.

4 - Pesquise

Procure imóveis dentro do perfil que deseja. Avalie aspectos como localização, infraestrutura desejada e se há perspectiva de valorização na região.

5 - Prepare-se
para despesas

Reserve dinheiro para despesas, como o Habite-se, certificado que deve ser emitido pela prefeitura antes da mudança para a casa nova, e a escritura do imóvel.

José Luiz Kfuri,
consultor imobiliário

Se você vai assumir uma prestação, não importa a tipologia, importa se você não vai deixar de pagar

Encontre mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário:

ROTEIRO/DESIGN: Karine Nobre
MATÉRIA: Heloísa Bergami
MÍDIAS: Unsplash, Pixabay e Freepik