As cervejas artesanais já tomaram conta do mercado, e diversos rótulos surgem oferecendo novas experiências para a galera que adora tomar a bebida.
Com tantas variedades, sabemos que uma "cerva" sempre pede um acompanhamento. Como combinar o alimento com o tipo de bebida e vice-versa?
Cervejas claras e leves são como vinho tinto branco, combinam com carnes.
Veja dicas para harmonizar a bebida e obter uma experiência que enalteça ainda mais a cerveja consumida. Confira:
Tem aromas de banana e de cravo. Na hora de harmonizar, escolha massas, croquetes e pratos mexicanos. Também combina com salada.
Weissbier
Strong Ale
De sabor forte e adocicado, pois são bebidas fortes, muito frutadas, bastante amargas e de alto teor alcoólico. Camarão, cuscuz e até polvo podem ser servidos com essa cerveja.
Essas cervejas são de baixa fermentação, e costumam teor alcoólico menor e serem mais leves. Na hora de harmonizar, pratos mais leves como frutos do mar, sopas, caldos e legumes.
Lager
É produzida apenas com quatros ingredientes: água, lúpulo (amargor), levedura e malte de cevada. Por ser uma cerveja leve, queijos leves, nozes, petiscos e até pastel combinam com ela.
Pilsen
São cervejas de fermentação, com aromas de frutas e especiarias. Na hora de escolher a refeição para consumir junto com a Ale, hambuguér, nachos e carne assada são as opções mais indicadas.
Ale
É carregada no álcool e no amargor. E, por ser uma cerveja forte, comidas gordurosas como empanadas e pizzas são ideais para serem consumidas com esse estilo.
India Pale Ale
Famosas cervejas pretas de origem inglesa costumam ser doces com notas de café, aveias e chocolate. Vai bem com sorvete e até presunto cru.
Stout
Fotos e vídeos: Bruno Coelho, Pixabay, Freepik, Unsplash, Pexels e Mixkit
Fontes: Alexandre Vaz (mestre cervejeiro da cervejaria Ashby)