acidente vascular cerebral

cada minuto conta

avc:

Todo ano, ao menos 300 mil casos de AVC acontecem no Brasil, sendo 6 mil deles no Espírito Santo. Cerca de 30% dos pacientes não sobrevivem - é a segunda principal causa de morte no Brasil e no mundo.

O Acidente Vascular Cerebral é uma doença que tem tratamento e prevenção e, com o trabalho coletivo da sociedade e dos médicos, esses dados impactantes podem mudar. Alguns dos fatores de risco são:

Obesidade

Diabetes

Colesterol alto

Tabagismo

Excesso de consumo de álcool

Doenças cardíacas

Pressão alta

Sedentarismo

Levar uma vida mais saudável pode diminuir gradativamente os riscos de AVC.

Durante um AVC, 2 milhões de neurônios morrem a cada minuto. Por isso, é importante reconhecer os sintomas rapidamente, para que o tratamento adequado possa ser feito a tempo, sem deixar sequelas.

Na maior parte dos casos de Acidente Vascular Cerebral, a pessoa vai apresentar um destes três sintomas:

Se o sorriso sair torto ou a boca entortar para um dos lados, pode ser um sinal de AVC.

Boca torta

A pessoa encontra dificuldade para levantar um dos braços ou, após levantar os dois, um deles cai sem forças. Mais um possível sinal de AVC.

Fraqueza em
um lado do corpo

Não compreender ou não conseguir repetir uma frase ou mensagem pode ser mais um indicativo de que pode ser um AVC.

Dificuldade
de fala

Quando um desses sintomas ocorre, é necessário ligar rapidamente para o SAMU 192 ou levar o paciente para um hospital que esteja preparado e capacitado para oferecer o tratamento de fase aguda.

O Hospital Meridional Cariacica oferece o único plantão neurológico presencial 24h e uma equipe especializada para atender e cuidar de você no tempo certo.

Clique e saiba mais!

um conteúdo oferecido por