TIRE TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DESTE ANO


Matéria completa está no site www.agazeta.com.br

eleições municipais

Como escolher o candidato?

Se você é do Espírito Santo pode conferir o nome de cada candidato a prefeito e a vereador na pagina de Eleições de A Gazeta. Se vota em outro Estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem o DivulgaCand2020. 

Clique aqui

Tem dificuldades de gravar o número do seu candidato?


O TSE permite que o eleitor leve uma “cola eleitoral”, desde que os números estejam anotados em um papel. Aparelhos são proibidos dentro das cabines. 

MEU VOTO
Prefeito
- 00
Vereador - 00.000

Clique aqui

horário de votação


Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, os eleitores terão uma hora a mais para comparecer às urnas. Os locais de votação vão funcionar das 7 às 17h, sendo que as três primeiras horas do dia serão preferencialmente para os idosos. 

Clique aqui

local de votação


É possível obter o endereço no site do TRE-ES, através da assistente virtual ou na consulta manual. Outra opção é ligar para o telefone do Disque Eleições 2020, que funcionará em horários específicos. 

Clique aqui

O QUE LEVAR?


Uma versão digital do título de eleitor está disponível no aplicativo “e-Título", mas é só para quem tem a biometria cadastrada. Pessoas sem acesso ao aplicativo precisam levar um documento oficial com foto.

Clique aqui

Qual é a ordem de votação?


Na urna, primeiro, o eleitor deverá escolher quem quer eleger para vereador. Depois, uma chapa para prefeito e vice-prefeito. É preciso conferir se todos os dados dos candidatos estão corretos antes de apertar a tecla "confirma”.

Clique aqui

O uso de máscara é obrigatório? 


Fica a critério do eleitor escolher entre a máscara comum. Quem estiver sem máscara será barrado e, caso haja alguma tentativa forçada, a Polícia Militar poderá ser acionada.

Clique aqui

Estou com sintomas da Covid-19.
Devo ir votar?


Quem estiver com febre no dia da votação ou for diagnosticado com coronavírus nos 14 dias antes deve ficar em casa. Se outros moradores da residência tiveram contato direto com o doente, a orientação é que também permaneçam em isolamento.

Clique aqui

Como justificar o voto? 


Pelo aplicativo “e-Título” ou presencialmente em qualquer seção eleitoral. Quem estiver em seu domicílio eleitoral e, por algum motivo, não puder comparecer às urnas, deverá fazer um Requerimento de Justificativa Eleitoral a partir do dia seguinte ao da votação.

Clique aqui

O que acontece se eu não justificar o meu voto?


É necessário pagar uma multa de vai de R$ 1,05 a R$ 3,51 por turno, de acordo com o TSE. Sem a justificativa e o pagamento da multa, o eleitor fica impedido, por exemplo, de obter passaporte ou carteira de identidade.

Clique aqui

ROTEIRO: Maria Fernanda Conti
DESIGN: Siumara Gonçalves
MÍDIAS: Pexels, Pixabay e Freepik

Veja mais Web Stories