Briga-deiro

Receita
e dicas de

O brigadeiro é uma receita tipicamente brasileira, que se popularizou na década de 1940 e ainda hoje é uma paixão nacional.

Confira a receita de brigadeiro tradicional e conheça algumas dicas para deixar seu docinho ainda mais gostoso:

1 lata ou caixinha de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de chá de manteiga ou margarina

Ingredientes

Junte todos os ingredientes e leve para uma panela. Cozinhe em fogo médio ou baixo, mexendo sem parar para não queimar.

Modo de preparo

Continue mexendo até dar o ponto: o brigadeiro começa a ficar mais cremoso, até engrossar e soltar do fundo da panela – o tempo pode variar de acordo com seu fogão, o tamanho e material da sua panela.

Para enrolar: despeje o brigadeiro em um prato previamente untado com um pouco de manteiga. Após esfriar, unte as mãos com manteiga, faça bolinhas e passe os docinhos no chocolate granulado.

Para comer de colher: você pode tirar o brigadeiro do fogo um pouco antes do ponto de enrolar, ou preparar uma versão mais cremosa - adicione 1 lata de leite à receita original.

Assim que o chocolate e a manteiga derreterem, experimente trocar a tradicional colher de pau pelo batedor de arame, que ajuda a deixar o brigadeiro mais cremoso.

Você pode substituir o chocolate em pó pelo cacau em pó para uma versão mais amarga. Outra opção é usar 50 g de chocolate amargo para equilibrar a doçura do leite condensado.

Além do chocolate granulado, experimente outros confeitos para um brigadeiro diferente: castanhas, nozes ou amendoim triturados, nibs de cacau, biscoito triturado: use a imaginação!

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Feepik, Unsplash, Pixabay