madeira

Tábua de

cuidados com a

Quem cozinha tem sempre uma tábua de corte à disposição e, muitas vezes, esse utensílio é feito de madeira ou bambu. Com os cuidados certos, as tábuas podem ter uma vida útil maior.

Mais do que aparência, uma questão de saúde: além de aumentar a durabilidade da sua tábua, adotar alguns cuidados ajuda a evitar que esse objeto seja um veículo de contaminação na sua cozinha.

Confira algumas dicas para garantir a manutenção da sua tábua e outros utensílios de madeira:

Besunte a tábua nova com óleo mineral, espalhando pelos dois lados e tirando o excesso com um papel toalha seco. Deixe a tábua descansando por um dia inteiro antes de começar a usá-la.

É importante repetir o processo de selagem com óleo mineral mensalmente, quando a tábua ou colher ficar fosca ou demorar para secar ao ser lavada.

Evite deixar tábuas e colheres de pau de molho, já que a madeira é um material que pode apodrecer com o contato constante com a água. O uso de água quente também deve ser evitado.

Na hora da limpeza, não use cloro e outros produtos químicos, que prejudicam o selamento feito pelo óleo e podem deixar resíduos. Sempre que possível, use apenas água e a bucha na limpeza da tábua.

Depois da limpeza, o ideal é que os utensílios de madeira sequem em locais bem ventilados e à sombra. O sol direto pode causar rachaduras na madeira, o que aumenta a chance de alojamento de bactérias.

Para recuperar a tábua que está cheia de marcas, use lixas de grão 120 a 220. Comece com uma lixa mais grossa e, em seguida, use a mais fina para acabamento. Finalize com a selagem com óleo mineral.

utensílios de cozinha

Saiba mais sobre

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash e Pexels