Maionese

vegana

Molho clássico de origem francesa, a maionese vai muito bem em sanduíches, saladas e diversas receitas e costuma ser feita utilizando ovos e óleo.

A maionese é uma emulsão de dois líquidos que normalmente não se misturam (água e óleo), mas que o fazem com o auxílio de um terceiro ingrediente (gema, particularmente as proteínas presentes nela).

O preparo de uma maionese com ingredientes vegetais não é muito diferente do de uma maionese tradicional e você também pode adicionar outros sabores para uma maionese temperada.

Confira algumas opções para uma deliciosa maionese feita com ingredientes vegetais:

1 pitada de sal
Gotas de limão (menos de 3 ml)
¼ xícara de leite vegetal (ex.: soja)
½ xícara de óleo vegetal de sabor neutro (ex.: soja, milho ou girassol)

Maionese de Leite Vegetal

Leve o leite vegetal e o limão para o liquidificador e bata os ingredientes. Abaixe a intensidade do liquidificador e despeje o óleo, pouco a pouco, em fio.

Aos poucos a mistura vai adquirir a consistência de maionese. Adicione o sal e, se quiser, acrescente temperos de sua preferência.

300g de couve-flor (cerca de 3 xícaras ou uma unidade pequena)
1/3 de xícara (de chá) de azeite
1 colher (de sopa) de suco de limão
1 dente de alho pequeno sem o miolo
Sal a gosto

Maionese de Couve-flor

Cozinhe bem a couve-flor. Em seguida, leve ao liquidificador junto ao restante dos ingredientes e bata bem até obter uma mistura uniforme.

Você pode utilizar a mesma receita da maionese de couve-flor para preparar uma deliciosa maionese com inhame, tofu, abacate ou outros ingredientes cremosos. Experimente!

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash, Pexels, Freepik