caseiro

Ketchup

Quem gosta de ketchup usa o condimento em tudo: hambúrguer, pizza, batata frita e até mesmo em combinações mais ousadas e polêmicas. O ketchup também é ingrediente em receitas diversas.

Mas como todo produto ultra processado, a concentração de sódio e conservantes nos ketchups industrializados faz desse molho uma opção pouco saudável.
Que tal então experimentar uma versão caseira?

1 lata de tomate pelado
190 g de extrato de tomate
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1 colher (sopa) de azeite

Ingredientes

1 colher (sopa) de mostarda em grãos
1 colher (café) de açafrão em pó ou cúrcuma
½ xícara (chá) de vinagre de maçã
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Em uma panela, refogue a cebola com o azeite. Quando ficar transparente, adicione o alho e frite mais um pouco. Adicione o tomate pelado (coe e dispense metade do líquido) e o extrato de tomate.

Misture bem, tampe a panela e reduza o fogo, deixando cozinhar por cerca de 20 minutos. Em seguida, junte os temperos, mexa, e cozinhe por mais 10 minutos, até a mistura reduzir.

A seguir, junte o vinagre e o açúcar mascavo, tampe e deixe reduzir por mais 15 minutos. Quanto mais tempo no fogo, mais consistente seu ketchup vai ficar.

Deixe esfriar um pouco e bata a mistura do liquidificador. Guarde em potes de vidro esterilizados e armazene na geladeira. Consuma em até 3 semanas.

Dica: você pode experimentar outros temperos para deixar o seu ketchup com a sua cara. Que tal usar pimenta calabresa para uma versão apimentada?

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash, Freepik