Sono

Higiene do

Você já ouviu falar em higiene do sono? Essa técnica de mudança de hábitos ajuda a tornar o ato de dormir mais saudável, tranquilo e reparador.

Fatores como o ambiente que nos cerca, alimentos que consumimos e outras ações do dia a dia acabam dizendo ao nosso cérebro que ele não deve repousar, tornando a hora de dormir mais difícil.

Dormir é um ato natural e necessário e, por isso, quando o sono não aparece no momento certo é preciso rever o nosso comportamento. Confira algumas dicas para uma boa higiene do sono:

Mantenha uma rotina, estabelecendo horários para dormir e acordar. Tente segui-los todos os dias, até mesmo nos finais de semana, para que o corpo estabeleça o hábito.

A prática de atividade física ajuda a regular o sono, mas é importante evitar atividades próximas ao horário de ir para a cama. Se exercite pelo menos 4 horas antes do momento de dormir. 

Evite usar a cama para outras atividades durante o seu dia: assim, você estará indicando ao cérebro que esse é o local reservado para o sono.

A luz do sol regula diversas funções do organismo, dentre elas o sono. A exposição regular ao sol ajuda o cérebro a entender os períodos de vigília (dia) e repouso (noite).

Se prepare para o sono, reduzindo as luzes acesas algumas horas antes do horário de dormir e abaixando o som da TV e demais aparelhos.

Um quarto completamente escuro também ajuda o corpo a entender que chegou a hora do repouso. Escolha cortinas que vedem a passagem de luz e se precisar invista em um tapa-olhos.

Perto da hora de dormir, evite alimentos pesados e de difícil digestão. Bebidas e alimentos estimulantes, como café e chocolates, devem ser evitados pelo menos 6 horas antes de dormir. 

A luz azul emitida pelas telas de celulares e computadores prejudica a liberação de hormônios que desencadeiam o sono. Desligue os aparelhos algumas horas antes de dormir e deixe no modo silencioso.

Faça do quarto um ambiente relaxante, com colchão e travesseiros adequados, e invista no que te faz relaxar: aromas relaxantes, música calma, livros para acalmar a mente.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash, Coverr