Fica, vai ter

CHURRASCO
Saber temperar é tão importante quanto escolher a carne. O tipo de sal, ervas, quantidade e o momento ideal influenciam no sabor da carne.

 Mas você sabe quando salgar a carne? Antes
ou depois?

argumenta que colocar o sal antes pode desidratar a carne.
“salgar depois” 
 O time do
 afirma que o sabor não fica o mesmo se o tempero não vier antes da grelha. Contudo, a escolha é uma questão de gosto, tempo e habilidade.
“salgar antes”
 Já o time do
que, como nosso primeiro conservante natural, o sal quando adicionado à carne desencadeia um processo de osmose, retirando a água do alimento.
especialistas explicam
 No entanto,
 deve saber que essa reação ocorre em um determinado tempo: após alguns minutos, o sal quebra as fibras musculares da carne e todo o suco é reabsorvido. 
 bom churrasqueiro
 Mas, um
 para churrasco, geralmente, não precisam ser temperadas com muita antecedência e também não carecem de temperos mirabolantes.
 Boas carnes
podem ser temperadas e, em seguida, colocadas na grelha, pois não há necessidade de deixá-las marinando.
 picanha e contra-filé,
 Carnes como
dá muito sabor, por isso é mais indicado para o dia a dia na cozinha. E deve ser usado com moderação.
SAL REFINADO
 Alguns tipos de sal:
  possui granulação maior e adere menos na carne, por isso é tradicional para o churrasco. É possível encontrar alguns com temperos especiais, que deixam o churrasco maravilhoso.
Sal grosso
 também conhecido como sal entrefino, possui granulometria menor se comparado com o sal grosso.
Sal de parrilla argentino
 extremamente refinada. São cristais produzidos artesanalmente, colhidos na primeira fase da cristalização. É a ‘nata do sal’. Proporciona crocância e muito sabor.
Flor de sal
 Combina com diversos tipos de carne. Tem sabor levemente adocicado. Defumado lentamente utilizando madeiras nobres, como o carvalho. 
Sal defumado
 Versátil e se sai bem com tudo com seu sabor suave e levemente picante. É o mais puro dos sais marinhos. Além de ser rico em minerais, possui quase metade do sódio do tipo normal. 
Sal rosa
 Suas origens remontam à Índia. Sua textura é crocante e solúvel e por conter enxofre na composição, o sabor é sulfuroso e pode lembrar o de gema de ovo. 
Sal negro
 A quantidade de sal também depende do “gosto do cliente”. Mas dá pra se guiar seguindo a dica da grossura do sal. Quanto mais fino for o sal, menos se deve colocar.
 Como medir a quantidade?

E Conheça outras dicas

Clique aqui

ROTEIRO: Andressa Machado
COM INFORMAÇÕES DE: Cássia Rocha
DESIGN: Alessandra Leite
FOTO DE CAPA: Gabriel Lordêllo/Arquivo
MÍDIAS: Pexels, Unsplash, Pixabay, Freepik