Tipos de

Sal

O sal é um item essencial na cozinha: além de realçar o sabor dos alimentos, contém minerais que são fundamentais para o nosso organismo.

De acordo com a OMS, o ideal é consumir 5g de sal por dia (cerca de 2 colheres de chá): se consumido em excesso, o sal pode causar pressão alta, câncer gástrico, doenças cardiovasculares e renais.

Atualmente, é possível consumir o sal em diversas versões, que podem ter texturas, composição e processos de preparação diferentes. Conheça algumas:

Conhecido como sal de cozinha, passa por um processo que retira impurezas e boa parte de seus nutrientes. Pela lei brasileira, conta com a adição de iodo, combatendo várias doenças.

Sal Refinado

Obtido a partir da evaporação da água marinha. Não é refinado, apenas moído, o que faz com que mantenha uma quantidade maior de minerais, com grãos maiores que os do sal comum.

Sal Marinho

Composto de 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, é uma boa opção para os hipertensos. É importante utilizar em quantidade reduzida mesmo com a diferença na composição.

Sal Light

Um sal marinho com grãos maiores e mais grossos. Ele não passa pelo processo de refinamento, mantendo alguns nutrientes, mas também é acrescido iodo em sua composição.

Sal Grosso

Extraído das salinas do Himalaia, na Ásia, se destaca pela coloração e pelos nutrientes, como ferro, cálcio e cobre. Mesmo sendo mais saudável, deve ser consumido com moderação.

Sal Rosa

Produzido na Índia e no Paquistão, é feito através da combinação de Sal do Himalaia e de ervas e frutos da região. Devido ao alto teor de enxofre, esse tempero tem odor semelhante ao de ovo.

Sal Negro

Muito delicada, é retirada da superfície da água em forma de pequenos cristais. Com sabor intenso e crocante, é ideal para para ser usada após a preparação dos alimentos para realçar sabor.

Flor de Sal

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash, Pexels, Freepik, Pixabay