livros para
viajar sem
sair de
casa

5

Quem disse que para viajar pelo mundo,
é preciso gastar muito? Em tempos de vacas magras, os livros são ótimos companheiros para conhecermos diversos lugares.

A autora Rita Uliana, é uma das escritoras que nos levam para passear com as páginas dos livros.  

Em "Trechos de Trilhas" (editora Cousa - 2019), ela divide com os leitores suas experiências de viajante assídua. Entre os destinos da obra estão a Argentina, Nova Iorque, Muqui e Recife.

Listamos outros títulos que percorrem diferentes locais do mapa-múndi com fotos, memórias e ficções ambientados em locais reais

Autor: Ernest Hemingway
Ano: 1964
Onde se passa: Paris

Paris é
uma festa

A obra do autor, marcado por ter escrito o clássico “O Velho e o mar”, traz suas memórias da Paris do século 20, local de aprendizado literário para Hemingway.

No livro, publicado postumamente em 1964, também são revelados pormenores sobre a relação do romancista Scott Fitzgerald e sua esposa Zelda, poetisa e pintora.

Vale lembrar que o longa-metragem “Meia Noite em Paris”, dirigido por Woody Allen, bebe na história de “Paris É uma Festa”

Autores: Gabriel Lordêllo, Tadeu Bianconi e Tarcísio Bahia de Andrade 
Ano: 2019 
Onde se passa: Espírito Santo

Expedição Capixaba

O livro permite uma bela viagem em imagens pelo Estado, a partir do trabalho conjunto dos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, contando com textos de Tarcísio Bahia, em português e inglês. 

São 10 capítulos dividindo a obra por temas: Povos; Vilas e Cidades; Arquitetura; Mar, Rios, Baías, Cachoeiras e Lagoas; Matas e Montanhas; Gastronomia; Trabalho; Arte & Cultura; Fé; e Esporte.

Autora: Cheryl Strayed
Ano: 2013 Onde se passa: Estados Unidos

Livre

Cheryl Strayed acreditou que tivesse perdido tudo após a morte de sua mãe e de ver seu casamento desmoronar. Quatro anos depois, aos 26, decidiu caminhar 1.770 km da Pacific Crest Trail sozinha. 

A trilha atravessa a costa oeste dos EUA, do deserto de Mojave, através da Califórnia e do Oregon, em direção ao estado de Washington. O livro virou filme mais a frente com Resse Witherspoon.

Autora: Nara Alves 
Ano: 2016 
Onde se passa: Pelo globo

66 Histórias de uma volta ao mundo

Nara Alves largou seu emprego na TV para conhecer diversas culturas. Entre 2014 e 2015, a jornalista viajou com o namorado por 22 países da América, Ásia, Oceania, Oriente Médio e Europa.

Em sua jornada, Nara atravessou os EUA de trem, resgatou suas raízes no Japão, subiu montanhas na Nova Zelândia e no Nepal, compreendeu o sistema de castas na Índia, entre tantas outras histórias.

Autor: José Saramago 
Ano: 1990
Onde se passa: Portugal

Viagem a Portugal

O autor português de "Ensaio Sobre a Cegueira", traduziu nesta obra as experimentações afetivas da terra em que nasceu. 

A obra original (1990) continha fotografias. Em 1995, foi relançada somente com texto. O livro detalha Portugal através das palavras, trazendo reflexão sobre a nossa história e costumes.

Divulgação, Pexels, Unsplash, Freepik e YouTube e  Antony Burgess (biografia Ernest Hemingway)
Fotos e vídeos: 
Adriana Rios
Design: 
 Erik Oakes
Roteiro: 
Veja mais Web Stories