tome sol!

Com saúde e segurança

Uma alimentação equilibrada, ingerir água, dormir bem, praticar exercícios físicos regulares: além de todos esses cuidados, uma rotina saudável deve contar com banhos de sol.

Se expor ao sol diariamente traz muitos benefícios para a saúde, sendo a produção de vitamina D um dos mais comentados. Os banhos de sol também previnem doenças e aumentam a sensação de bem-estar.

Quando os raios solares penetram na pele, reações são desencadeadas levando à produção da vitamina D. Ela garante a absorção de cálcio e fósforo, minerais importantes para a saúde de ossos e músculos.

A vitamina D fortalece o sistema imunológico e previne de doenças cardiovasculares. Tomar sol garante 80% da necessidade diária da vitamina D e os outros 20% na ingestão de leite, fígado e peixes.

Além dos benefícios relacionados à vitamina D, os banhos de sol também aumentam a produção de endorfina, substância que promove a sensação de bem-estar.

O sol também estimula a transformação de melatonina, hormônio produzido durante o sono, em serotonina, importante componente para o bom humor.

Com a exposição à luz solar o organismo também consegue regular o ciclo de sono, o que evita episódios de insônia ou dificuldade para pegar no sono.

Para usufruir desses benefícios, é importante tomar alguns cuidados. Fatores como idade, estado de saúde, cor de pele e até região onde se vive fazem a diferença em quanto sol se deve tomar.

O ideal é tomar sol pelo menos 3 vezes por semana, sem protetor solar na área que será exposta.

Em peles brancas, o banho de sol deve durar de 15 a 20 minutos. Para peles negras a exposição pode levar até 1 hora. Após esse período, o filtro solar deve ser aplicado para manter a exposição ao sol.

O horário mais propício para estimular a produção de vitamina D é entre entre 10h e 15h. Não é necessário expor o rosto: deixar cerca de 25% do corpo à mostra é o suficiente para produzir vitamina D.

Bebês e idosos também devem tomar banho de sol diariamente. No caso da terceira idade, o ideal é que a exposição ao sol seja de no mínimo 20 minutos para produzir quantidades adequadas de vitamina D.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash