Secos

faça em casa

Temperos

Além de guardar temperos frescos na geladeira ou congelados, secar essas ervas é uma forma de evitar o desperdício.

O processo de desidratação retira a água contida nas ervas, concentrando seus ativos e permitindo que elas sejam preservadas por mais tempo.

Tradicionalmente o processo de secagem leva cerca de uma semana para ficar pronto, mas com a ajuda do micro-ondas é possível agilizar esse processo.

O primeiro passo para qualquer técnica de secagem dos seus temperos é lavar bem todas as folhas, e garantir que estejam bem secas.

Para o método tradicional de secagem, basta pendurar os ramos de ervas em um local bem ventilado e protegido de luz solar direta.

É melhor evitar a cozinha para desidratar suas ervas, já que os vapores e altas temperaturas podem comprometer esse processo.

Após cerca de uma semana os temperos já vão estar secos - confira se as folhas estão quebradiças. Descarte as folhas com aparência velha ou descolorida e armazene as demais em um recipiente fechado. 

Você também pode utilizar o micro-ondas: coloque duas folhas de papel toalha em um prato, espalhe as ervas e cubra com mais papel toalha.

Leve ao micro-ondas em potência média por 30 segundos. Confira, e leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. Continue até que elas estejam desidratadas.

Em seguida, deixe esfriar e guarde as ervas desidratadas em potes, preferencialmente de vidro bem secos e fechados.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Pixabay, Unsplash