O poderoso

Própolis

Utilizado desde o Egito Antigo como antisséptico e no tratamento de feridas, o própolis é um composto natural amplamente estudado e cheio de benefícios para a saúde.
O própolis é uma substância que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas para manter a colmeia protegida.
Assim como o mel, as propriedades do própolis variam de acordo com as abelhas e a região em que é produzido. No Brasil, além do própolis de coloração marrom, existem as versões verde e vermelha.
O própolis é facilmente encontrado em casas de produtos naturais e farmácia em diversas formas: cápsulas, tinturas, balas ou o extrato, a versão mais concentrada.
Um dos usos mais comuns deste composto é no alívio de incômodos na garganta. O própolis ajuda a combater as bactérias responsáveis por doenças respiratórias.
Outra indicação comum do própolis é no tratamento de pequenas lesões de pele ou espinhas: a substância tem ação antibacteriana e ajuda na recuperação da pele.
Pesquisas já indicam que o própolis ajuda na prevenção da cárie e mantém a integridade do esmalte dentário. Em caso de aftas, o composto também é um bom aliado.
Além de todos os usos específicos, o própolis tem a capacidade de impulsionar o sistema imune: suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa.
Para usufruir dos benefícios do própolis para a imunidade, é possível consumir diariamente até 30 gotas do extrato diluídas em água.
Na hora de comprar o própolis, dê preferência para a versão orgânica e busque pelos selos de agências reguladoras como a do Ministério da Agricultura. 
mais alimentos aliados da imunidade:
Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Pexels, Unsplash, Reshot