Carbonara

macarrão à

spaghetti alla carbonara

é uma receita de poucos ingredientes: além da massa, geralmente espaguete, o molho leva apenas ovos, queijo parmesão e carne de porco.

O tradicional

Tradicionalmente, esse prato típico romano leva guanciale, um embutido que pode ser difícil de encontrar. Por aqui, as receitas de carbonara costumam usar pancetta ou bacon.

Sem creme de leite - o molho cremoso, que envolve a massa, é feito com ovos e queijo parmesão temperados com pimenta do reino. Para acertar o ponto, é fundamental controlar a temperatura da receita.

Confira os ingredientes e passo a passo para preparar um delicioso carbonara:

400g de espaguete ou outra massa de grano duro;
100g de guanciale, pancetta ou bacon;
2 ovos inteiros e 3 gemas;
1 xícara de parmesão ralado;
Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Ingredientes

Leve a massa para cozinhar de acordo com as instruções da embalagem, retirando cerca de 1 minuto antes para que fique al dente. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento.

Modo de Preparo

Dica: use 1/2 xícara de chá de vinho branco para refogar o bacon.

Corte o bacon ou carne escolhida em cubinhos pequenos, e doure em uma frigideira bem quente com azeite. Em seguida, desligue o fogo.

Misture os ovos com o queijo parmesão em uma tigela, batendo bem para misturar completamente. Tempere com sal e pimenta.

Escorra a massa. Leve para a frigideira com o bacon e a mistura de ovo e queijo, mexendo bem. Volte a frigideira para fogo baixo, adicionando a água do cozimento aos poucos e misturando vigorosamente.

Cuidado para não cozinhar demais os ovos. Quando o molho estiver espesso, está pronto. Sirva a seguir com pimenta-do-reino a gosto.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash, Pexels, Freepik, Pixabay