varizes

Hábitos para prevenir as

Muitas pessoas se incomodam com o surgimento de varizes e vasinhos, por uma questão estética. Mas tais problemas podem ir muito além disso.

Em algumas situações, as veias dilatadas podem chegar a causar dores nas pernas, inchaço e vermelhidão, gerando um aumento do risco de doenças circulatórias, como trombose venosa e úlcera.

As varizes podem surgir devido à má circulação, especialmente durante a gravidez e a menopausa para as mulheres, além de ser muito comum também em idosos.

É importante ficar de olho se já possuiu casos de varizes na família. Porém, alguns fatores vividos pelas mulheres as colocam como mais propensas do que os homens a desenvolver o problema.

O diagnóstico para descobrir a intensidade do problema é feito no consultório de um especialista, que pode solicitar um exame para determinar a gravidade e pensar no melhor tratamento.   

Dicas de como evitar as

varizes

Movimentar-se é o melhor remédio para evitar não só o surgimento de varizes, mas também outras patologias.

Mexa-se!

Uma dieta com muita gordura, sal
e açúcar causa inflamações e enfraquecimento da parede dos vasos.

Alimente-se bem

Estar acima do peso aumenta a pressão nos membros inferiores, sobrecarregando e, consequentemente, prejudicando o sistema circulatório.

Olho na balança

Ficar muito tempo com salto alto ou calçado apertado tende a mudar a maneira que se pisa, prejudicando a circulação.

Desça do salto

O uso prolongado deles também pode causar varizes. Por isso, é bom conversar com seu médico sobre as opções.

Cuidado com os anticoncepcionais

Apenas 15 minutinhos, por dia, já ajudam a prevenir o aparecimento das varizes, reduz a pressão nas pernas e favorece a circulação do sangue.

Pernas pro ar

Elas ajudam a evitar o inchaço e o cansaço nas pernas. Lembre–se que as meias só devem ser usadas com orientação de um médico. 

Use meias

Unsplash, Pexels e Frrepik

Clique aqui

(cirurgiã vascular e angiologista)

Moriane Lorenzoni 

Roteiro

Mídia

Design

Fonte

Bruna Tagliari

Pés saudáveis
e sem dor

Adriana Rios