Edamame

conheça o

Você já ouviu falar em Edamame? Esse vegetal é muito consumido como petisco em países asiáticos e, além de saboroso, é rico em vários nutrientes importantes para a saúde.

O edamame é a vagem de soja colhida ainda verde. Assim, esse vegetal conta com todos os nutrientes já conhecidos da soja: carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e as isoflavonas.

A diferença em relação ao grão maduro é que, no edamame, a concentração de vitaminas C, A  do complexo B é ainda maior. A soja verde também é rica em potássio, fósforo e cálcio.

Com a alta concentração de bioativos como a as isoflavonas, característica dos grãos de soja, o edamame pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa.

Rico em fibras, o edamame é um vegetal que ajuda na regulação da função intestinal e melhora a absorção de nutrientes como ferro, zinco, magnésio e cálcio.

Além de todas as propriedades nutricionais, o edamame é bastante saboroso, com grãos de textura macia e sabor suave, e pode ser preparado de várias formas.

É possível consumir apenas os grãos, mas utilizando a vagem inteira aproveitamos o edamame por completo e consumimos mais fibras.

O edamame é encontrado quase sempre no departamento de congelados nos grandes mercados. Para utilizar, basta levar do freezer para a água fervente por 3 minutos.

Depois de cozidas, é possível apenas temperar as vagens do edamame com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, para um petisco rápido e saudável.

Outro preparo delicioso é na frigideira: leve ao fogo médio o edamame já temperado com sal e um fio de água e tampe. Refogue a cada 3 minutos até que fique cozido.

Os grãos ou a vagem de edamame também podem ser utilizados como ingredientes em várias receitas, dando um toque de cor e textura diferentes aos seus pratos.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash, Reshot, Freepik