maqui
-agem

tipos e usos dos

pincéis de

O resultado de uma boa maquiagem depende da qualidade dos produtos, da experiência de quem aplica e também das ferramentas: os pincéis.

Quem se dedica à auto maquiagem não resiste a uma novidade. A cada estação surgem novos aplicadores, modelos e materiais de pincéis.

Para quem começa a se aventurar nesse universo, a variedade pode confundir. Por isso, separamos algumas dicas para montar um kit básico de pincéis.

Independente do modelo, os pincéis podem ter cerdas naturais ou sintéticas e uma mesma coleção pode ter os dois tipos.

Os de cerdas naturais aplicam melhor produtos em pó e absorvem mais maquiagem líquida.

Os sintéticos aplicam melhor produtos cremosos e garantem resultado pigmentado.

Conheça os principais modelos que permitem começar uma coleção versátil de pincéis:

Um dos modelos básicos para aplicação de base líquida ou cremosa, proporciona alta cobertura. Cuidado para não deixar a pele marcada ao usar!

língua de gato

Um dos mais conhecidos, é grande, volumoso e ajuda a selar a make com pós - suas cerdas macias alcançam pontos difíceis do rosto.

pincel de pó

Tem grande concentração de cerdas e funciona bem com pó, base mineral ou blush, dependendo do tamanho. Bem denso, ajuda a garantir boa cobertura e esfumar o produto aplicado.

pincel kabuki

Queridinho dos maquiadores, permite remover excessos de produto que caem no rosto sem danificar a make, e faz uma aplicação suave do iluminador.

pincel leque

São vários os tipos, mas um dos formatos mais conhecidos tem o formato angular, que ajuda a definir os traços de maneira mais suave.

pincel de contorno

Em vários tamanhos, permite aplicações diversas. Seus usos mais conhecidos são na sobrancelha e no delineado, já que garante traço fino e preciso.

pincel chanfrado

Também em vários tamanhos com cerdas compridas e densas, é perfeito para garantir a transição suave das cores das sombras ou aplicar o corretivo.

pincel de esfumar

Clássico dos estojos de make, permite aplicas sombras facilmente, mas seu alto poder de precisão deixa o resultado bem marcado. Bom para depositar produtos com brilho.

pincel esponjinha

As cerdas macias e mais curtas são versáteis e permitem aplicar sombra e também esfumar. A dica é suavidade nos movimentos para um resultado natural.

pincel de sombra

Parecida com o aplicador de máscara para os cílios e funciona para remover o excesso de produto ou para pentear as sobrancelhas.

pincel de escovinha

saiba mais sobre makeup

Roteiro e Design: Diana Klippel
Mídias: Pexels, Unsplash e Freepik