Óleos
Vegetais

na cozinha:
como escolher

Seja para refogar ou fritar, os óleos são figurinhas marcadas nos carrinhos de compra. Mas como escolher o óleo certo?

Todas as opções de óleos vegetais apresentam menor quantidade de gorduras saturadas, se comparados aos de origem animal. São ricos em ácidos graxos (ômegas 3,6 e 9) e vitamina E.

A seguir, conheça as características dos principais óleos do mercado.

Um dos mais consumidos, este óleo tem bom equilíbrio de ômegas 3 e 6. Utilizado principalmente em preparações grelhadas, assadas e frituras.

Óleo de Soja

Saboroso, com alto teor de ácidos monoinsaturados e vitamina E. Como a maioria dos óleos vegetais, suas propriedades são melhores conservadas se for adicionado ao final do preparo, sem aquecer demais.

Azeite de Oliva

Possui mais ômega 3, a gordura protetora do coração. De sabor neutro, vai bem em diversos preparos como arroz, massas, grelhados e assados.

Óleo de Canola

Abastecido principalmente de ômega-6 e gorduras monoinsaturadas, é ideal para o preparo de conservas, já que mantém as características dos alimentos sem grande interferência no sabor, cor e cheiro.

Óleo de Girassol

Tem baixo teor de gorduras saturadas e é rico em vitamina E, um super antioxidante. Com sabor neutro, é bastante utilizado no preparo de doces e massas.

Óleo de Milho

Além da variedade de ácidos graxos, o óleo de gergelim tem substâncias antioxidantes. Com sabor marcante, o óleo de gergelim é usado principalmente em receitas orientais.

Óleo de Gergelim

Pode ser usado quente ou frio em diversas receitas doces ou salgadas. Tem um sabor leve, mas característico. É rico em antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E.

Óleo de Coco

O azeite de dendê ou óleo de palma é formado principalmente por gordura saturada. Seu aroma é marcante e pode ser usado por isso. Seu melhor uso é nas frituras, já que é um óleo menos vulnerável à oxidação.

Óleo de Palma

Ao invés de eleger um único tipo, o ideal seria variar entre as opções de óleos vegetais. Assim, vários nutrientes importantes são ingeridos e você garante que não vai enjoar dos sabores.

ingredientes

conheça outros

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Pixabay, Pexels, Unsplash