copos
e taças

um tipo para
cada bebida
Existem vários modelos de copos e taças. Conhecer o tipo ideal para cada bebida melhora a apresentação e a experiência.
Conheça algumas opções para ter na sua coleção e apreciar ainda mais suas bebidas favoritas:
Esse modelo grande ajuda a manter a temperatura da bebida pois mais tempo. Por isso, é ideal para chás, cafés, chocolates e drinks quentes. As alças ajudam a não queimar as mãos.

caneca

O nome dessa taça já indica que ela é ideal para degustar esse drink e outros coquetéis gelados. Como tem a boca larga, com copo pequeno e haste fina, esse modelo evita que a bebida esquente nas mãos e possa ser saboreada em goles pequenos.

Taça de Martini

Alto e fino, é muito usado para servir bebidas não alcoólicas, como sucos, refrigerantes e água. É um modelo coringa, que também pode ser usado para drinks servidos com gelo.

long drink

Chamado de copo de whisky, esse copo baixo e sem haste, de bojo e boca largos é utilizado para bebidas que precisam de muito gelo ou para drinks com frutas e outros ingredientes, como a caipirinha.

Copo On the Rocks

São vários os modelos, com características que acentuam as qualidades qualidades de cada tipo de vinho. Na dúvida, opte pela taça ISO, que foi desenvolvida para ser uma taça coringa e costuma ser utilizada em degustações técnicas.

taça de vinho

Largo e com maior capacidade, pode ser usado para servir bebidas que vêm acompanhadas de muitas pedras de gelo, se necessário.

copo de suco

Muito utilizada para servir o drink mexicano Margarita, com boca larga e bojo dividido em duas partes. Essa taça também pode ser usada para outros drinks e coquetéis de fruta.

Taça coupette

São diversas opções. Tem copo para cada tipo de cerveja, por exemplo: copos estreitos de borda mais fechada são adequados para cervejas leves e menos aromáticas, enquanto modelos mais largos favorecem tipos aromáticos.

Copos para cerveja

É utilizado para bebidas que devem ser consumidas em um único gole, como tequila, vodka ou rum. A cachaça também pode ser servida neste modelo, embora o tradicional seja uma miniatura do copo americano, com capacidade máxima de 60mL.

Copo para shot

Apesar do nome, ele é uma criação brasileira. Os adeptos do modelo atestam que qualquer bebida vai bem nele: água, sucos, café ou cerveja. Vale a pena ter na sua coleção.

Copo americano

Você pode aprimorar sua coleção de taças e copos dependendo dos seus hábitos ou apenas entender a relação das bebidas com os formatos e adaptar com o que já tem em casa.

gastro
nômicas

mais dicas
Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Pexels, Unsplash, Freepik, Pixabay