Ceviche

viagem gastronômica

prato típico peruano

Você já experimentou comida peruana? Um dos pratos mais tradicionais do país vizinho é o ceviche, um preparo refrescante e saboroso.

A receita tradicional é feita com peixe cru marinado no suco de limão, cebola e pimenta. Mas existem outras versões, utilizando outros frutos do mar, além de opções veganas.

Para garantir um ceviche delicioso, é importante se certificar que o peixe usado esteja bem fresco e sempre preparar o prato em momento próximo ao consumo.

Confira uma receita base para o tradicional ceviche de peixe branco:

Ingredientes

400 g de filé de tilápia
1 cebola roxa fatiada em meia lua
¼ de xícara (chá) de azeite
¼ de xícara (chá) de coentro picado
1 pimenta dedo-de-moça pequena
1 laranja pera
½ limão siciliano
1 limão tahiti
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de Preparo

Em uma tigela, misture a pimenta dedo-de-moça picada, o peixe picado em cubos e o coentro. Regue com o azeite, tempere com sal e misture bem. Cubra e deixe na geladeira por 30 minutos.

Esprema os caldos dos limões e da laranja com uma peneira. Misture delicadamente com o peixe e, se necessário, ajuste o tempero.
Deixe na geladeira por mais 30 minutos e sirva a seguir.

No lugar da tilápia, você pode usar outro peixe branco ou salmão. Se preferir usar frutos do mar como camarão ou lula, utilize esses ingredientes cozidos.

Que tal uma opção vegetariana? Você pode substituir o peixe por cogumelos paris frescos, banana da terra ou coco cortado em tiras. Neste caso, vale a pena esperar um pouco mais para apurar o sabor.

Tradicionalmente, o ceviche é acompanhado de milho e batata doce. Você pode degustar como aperitivo, puro, com torradas ou em uma refeição acompanhada de arroz.

receitas

descubra mais

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Pexels, Pixabay, MIxkit.