não pule

Café
da manhã

essa refeição

Você já deve ter ouvido falar que o café da manhã é uma das refeições mais importantes. Ainda assim, muita gente começa o dia sem se alimentar corretamente ou até mesmo deixando de lado essa refeição.

A primeira refeição do dia é importante para restabelecer o organismo após o sono. Depois desse período em jejum, o corpo precisa ser reabastecido com água e alimentos que forneçam energia e nutrientes.

Começar o dia se alimentando promove saciedade, o que ajuda a controlar o apetite ao longo do dia. A estratégia de pular o café da manhã para reduzir calorias não é uma boa ideia!

A primeira refeição do dia pode ajudar a aprimorar o metabolismo das gorduras, reduzindo o LDL (considerado o mau colesterol) e a taxa de triglicérides no sangue.

Passar muitas horas com fome também pode colaborar para desconfortos como dor de cabeça e mau humor, que podem persistir durante o resto do dia.

A quantidade do que se come no café da manhã é menos importante do que a variedade de nutrientes dessa refeição. O quanto você come deve depender da sua fome nesse horário.

O importante é que essa refeição combine diferentes grupos alimentares, oferecendo nutrientes como proteínas, vitaminas, fibras, minerais e carboidratos.

Sempre que possível, prefira pães integrais ou de preparo caseiro. No lugar do pão, experimente variar com tapioca, bolo simples ou cuscuz de milho.

Você pode consumir a fruta em forma de suco, mas sempre que possível opte pela versão in natura, que contém as fibras.

Para aumentar a ingestão de proteínas, vale apostar em ovo ou queijo para acompanhar o pão.

O iogurte natural pode acompanhar as frutas e com aveia traz uma nova dose de fibras e carboidratos complexos.

Experimente novas combinações alimentares ao longo do ano para garantir que seu dia comece com variedade de nutrientes e muita energia.

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Unsplash, Pexels, Pixabay