APRENDA COMO CULTIVAR

PLANTAS NA ÁGUA

PAISAGISMO:

O time dos apaixonados pelas
verdinhas ganhou muitos
adeptos, que encontraram
nessa atividade uma forma
de terapia. Além do cultivo
no solo, outro método interessante é plantá-las
na água.

A prática é bem simples e pode ajudar as plantas a ter uma boa durabilidade. É necessário atenção para as espécies que podem ser cultivadas na água e tomar alguns cuidados para que elas se desenvolvam.

Cultivar plantas na água não é tão difícil quanto parece. O primeiro passo é escolher aquelas que se dão bem com líquido.

Algumas folhagens que podem ser plantadas na água: Bambu-da-sorte, cordylines e dracenas. Além delas a espada-de-são-jorge, singônio, comigo-ninguém-pode, jiboia e costela-de-adão são outros tipos que também se adaptam.

Antes do plantio as mudas devem ser higienizadas, tirando a terra e as impurezas.

Algumas técnicas
que podem aumentar
a durabilidade da
planta: deixar
somente as hastes
submersas, não as
folhas, porque são
elas que apodrecem
a água. O que
precisa estar dentro
do líquido são as
extremidades das
hastes, cortadas
na diagonal, para
aumentar o espaço
e a hidratação.

É preciso manutenção para evitar o apodrecimento das raízes e folhas, mau cheiro e a proliferação da dengue e outras doenças. Para isso, é aconselhável fazer a troca de água em dias alternados e posicionar as verdinhas em um local com boa luminosidade.

Manutenção

Há também algumas substâncias que, quando colocadas na água, podem ajudar no desenvolvimento da planta. Você pode usar algumas gotinhas de algum adubo líquido e duas gotas de água sanitária eventualmente.

Outro fato interessante do cultivo em água é que, a partir do momento em que as plantas se adaptam na água, as raízes crescem e se tornam mais aparentes dentro dos vasos. Um charme à parte.

Essa forma de cultivo também pode ser uma ótima aliada na decoração e, o melhor de tudo, sem ocupar muito espaço dentro de casa. Basta usar a criatividade com vidros de formatos diferenciados como vasos, garrafas de bebidas ou sucos, além de vidros de conserva.

Imagens:
Design:
Pexels e Unsplash
Geraldo Neto
CLIQUE AQUI
QUER SABER MAIS?
(Designer Floral)
Bruna Medeiros
Bruna Tagliari
Fonte:
Edição: