ção

pira

res

inspire, expire e relaxe!

técnicas de

Respirar é uma ação involuntária que estamos realizando a todo momento de modo automático.

Nossa respiração tem diferentes padrões durante o dia. Quando estamos acordados respiramos diferente de quando estamos dormindo, nos exercitando ou cansados.

Em situações de estresse, a respiração se torna ofegante, rápida e curta. Em crises intensas, é possível sentir até falta de ar - o que aumenta a ansiedade.

Exercícios de respiração ajudam a recuperar o equilíbrio, a concentração e minimizam a ansiedade. A seguir, conheça algumas opções.

O ideal é que a respiração faça uso da musculatura do diafragma, isto é, movimentando o abdômen ao invés do tórax.

imPORtante

Sentado de maneira ereta, puxe o ar pelo nariz, de maneira lenta e profunda. Solte o ar longamente, fazendo um biquinho com a boca, o que reduz o atrito entre os dentes e a língua. Repita 10 vezes.

1.

Para a chamada respiração quadrada, respire devagar e conte lentamente até três. Prenda o ar contando até três, e solte com a mesma contagem. Após a expiração, mantenha-se sem ar, contando até três também. Você pode variar o tempo dos intervalos com essa mesma técnica.

2.

Na hora de dormir, a mente fica agitada? Repouse as mãos sobre a barriga, e conte lentamente durante a inspiração, para definir um ritmo. Expire pelo mesmo tempo, pelas narinas.

3.

Use o dedo indicador para tampar uma narina e inspire contando até 5, soltando o pela ar pela narina inicialmente tampada. Inspire por essa narina e alterne a ordem a cada momento, repetindo 5 vezes.

4.

Em todos os exercícios, se concentre em usar a musculatura abdominal. Além dos benefícios da oxigenação correta, o foco na execução correta dos exercícios ajuda a mente a relaxar.

mais bem-estar
e saúde

Roteiro e Design: Diana Klippel
Mídias: Unsplash, Pexels, Freepik