Quinoa

benefícios & preparo

A quinoa é presença garantida nos cardápios saudáveis - e não faltam benefícios para incluir este grão na sua alimentação.

Esta semente comestível é originária da América do Sul, cultivada há cerca de 5 mil anos nas regiões altas do Peru e da Bolívia.

A quinoa pode ser encontrada em três cores: branca, vermelha e preta. Em todas as versões, é rica em proteínas e fibras.

A semente também ajuda a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a oxigenação do sangue. A quinoa é antioxidante, rica em ferro, cálcio e fornece os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Além de todas as vantagens nutricionais, a quinoa é campeã de praticidade: em 25 minutos os grãos estão cozidos e prontos para serem usados em diversas receitas.

A quinoa deve ser lavada antes do cozimento: deixe de molho por 15 minutos e enxágue antes de cozinhar - use uma peneira fina para não perder grãos.

Assim como o arroz, a quinoa deve ser cozida na proporção 1:2 -
1 xícara (chá) de quinoa pede 2 xícaras (chá) de água ou caldo. Leve a panela entreaberta ao fogo médio e cozinhe até secar.

Depois de pronta, a quinoa pode substituir o arroz ou ser usada no preparo de saladas, com um resultado parecido com o tabule.

Ela também é ótima opção para vegetarianos e veganos e pode ser usada para fazer hambúrguer.

Além dos grãos, a quinoa é encontrada em versão farinha ou em flocos, que podem ser adicionados a frutas e vitaminas ou ser preparado como mingau.

Uma alimentação variada é a chave da boa imunidade: aposte da quinoa para adicionar novos sabores, texturas e nutrientes no seu dia a dia!

Roteiro e Design: Diana Klippel
Imagens: Freepik, Pexels, Unsplash, Pixabay