Picles!

descubra e faça em casa

Se você pensa que o picles é aquele pepino em conserva no sanduíche do fast-food, chegou a hora de expandir seus horizontes.

Picles é um método de conversar alimentos usado há milhares de anos, que consiste em aumentar a vida de itens frescos utilizando uma solução que evite que estraguem.

Atualmente não é preciso conservar os alimentos dessa forma, mas o picles transforma a textura e o sabor e ajuda a evitar o desperdício.

Essas conservas são uma ótima opção para ter na geladeira, duram bastante e são versáteis, podendo acompanhar diversas preparações.

A solução de conserva do picles pode ser preparado com vinagre, sal ou uma mistura dos dois, que agem como conservantes naturais.

Apesar de ser conhecido como uma conserva de pepino, o picles pode ser feito com qualquer vegetal, inclusive frutas. Os melhores são os mais duros e as frutas bem firmes.

1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e, para cada litro de líquido, 1 colher (sopa) de sal e 3 colheres (sopa) de açúcar.

A receita básica pode ser utilizada para a maior parte dos vegetais:

Você pode ainda temperar a salmoura com pimenta do reino, sementes de mostarda, folhas de louro e o que mais gostar.

O preparo deve ser cuidadoso para garantir a durabilidade do seu picles. Por isso, use potes de vidro devidamente esterilizados, com tampas de boa vedação.

Escolha seu vegetal: sugerimos cenouras, beterrabas, rabanete, ou o clássico pepino. Corte o vegetal em bastões, lave, seque e coloque no pote de vidro.

Ferva todos os ingredientes para fazer a salmoura e despeje sobre o vegetal. Aperte com um colher para retirar todo o ar, e manter todos os vegetais cobertos.

Tampe o pote e espere esfriar antes de guardar na geladeira. Para picles com sabor bem acentuado, consuma após no mínimo 4 dias. Para vegetais mais macios, aguarde 15 dias.

Experimente a receita clássica e depois invente suas próprias combinações de sabores e temperos. Que tal fazer potes com diversos vegetais da mesma cor ou uma versão bem colorida? Aproveite!

descubra
mais receitas!