discurso de ódio

Desinformação e

de expressão

Liberdade

A liberdade de expressão é um dos direitos fundamentais para a democracia. Ela garante que você expresse suas opiniões e defenda o que acredita. Só que esse direito não é absoluto.

...

QUE

ACHO

EU

O conceito de liberdade de expressão não se aplica à divulgação de mentiras, ameaças e mensagens que incitam o ódio e a violência.

Calúnia (art. 138), difamação (art. 139) e injúria (art. 140) são condutas descritas no Código Penal e relacionadas à divulgação de mentiras e ofensas a alguém. As penas vão de dois meses a três anos de detenção e multa.

Algumas postagens podem incentivar o ódio e até mesmo a prática de crimes (Art. 286), como invasão a hospitais e violência contra agentes políticos ou grupos devido a religião, etnia ou orientação sexual.

O problema não é discordar, mas se a “opinião” mente, difama, acusa, ameaça ou incentiva a violência como forma de resolver os conflitos, já saiu do campo do debate e se tornou discurso de ódio e desinformação. Os autores desse tipo de mensagem podem, então, ser punidos pela Justiça.

opinião

ódio

Texto: Ana Clara Morais

Edição: Samanta Nogueira

Ilustração: Amarildo

Design: Adriana Rios e Bruna Tubino

Leia mais